Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Água com gás hidrata igual a sem gás; veja mais dicas sobre hidratação

Colaboração para VivaBem

02/02/2022 15h00

Que se hidratar é importante, todo mundo sabe, mas será que você tem bebido líquido o suficiente ou sabe quais os sinais da desidratação e como ela pode fazer mal para sua saúde? No nono episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebeu Fernando Scherer, o Xuxa, ex-nadador e medalhista olímpico, e a nutricionista Lara Natacci, mestre e doutora pela USP (Universidade de São Paulo), para um bate-papo sobre hidratação.

Segundo Lara, no nosso dia a dia perdemos água do corpo de diversas formas sem nem perceber: na respiração, ao fazer xixi, cocô, quando a umidade do ar está baixa, quando transpiramos, incluindo quando estamos em contato com a água, como na piscina e no mar.

A seguir, a nutricionista tira 7 dúvidas sobre o assunto:

1) Quais são os sinais de que estamos com pouca água no corpo?

O primeiro passo é prestar atenção se estamos transpirando ou não. O segundo é observar a urina, ela é a principal manifestação que vai indicar se precisamos de mais água ou não. O primeiro xixi da manhã é mais escuro, mais concentrado e tem um cheiro um pouco mais forte. Durante o dia, a urina tem que ficar quase que transparente, sem cor e sem cheiro.

Caso a pessoa note que a urina está começando a ficar mais concentrada, amarelinha e com o cheiro um pouco mais forte é sinal de que ela precisa beber 1 ou 2 copos de água.

2) Bebida alcoólica pode desidratar?

Sim, por isso, a regra é não matar a sede com bebida alcoólica, e sempre tentar alternar com uma boa quantidade de água. Se for tomar cerveja ou vinho, por exemplo, intercalar com 1 ou 2 copos de água. Isso vai ajudar a manter a hidratação.

Os refrigerantes podem ser ingeridos ocasionalmente para celebrar, num almoço de família, por exemplo, mas não para se hidratar. A hidratação preferencialmente deve ser feita com água, na maioria das vezes, e complementada com suco ou com uma água com toque especial, como as águas aromatizadas, que podem ajudar a aumentar o seu consumo, principalmente para quem não gosta de tomar a bebida.

3) Aumenta a incidência de pedras nos rins no verão?

Sim, para quem tem tendência. Existe uma predisposição genética para algumas pessoas de formar essas pedras nos rins, que são cristais de oxalato de cálcio, de ácido úrico, mas isso tem relação com hereditariedade. Nesses casos, o recomendado é tomar, no mínimo, três litros de água por dia para não formar esses cristais. "Se a pessoa estiver desidratada, ela vai formar mais sim."

4) Quem não se hidrata adequadamente pode ter quais problemas de saúde?

Dor de cabeça, tontura, mal-estar, cansaço, sensação de desmaio, a pessoa se sentir mais lenta, fraca e ter baixa performance nas atividades do dia a dia. O intestino pode não funcionar direito. "Até o nosso metabolismo diminui quando a gente está sem água no corpo, tudo fica ruim."

5) Existe quantidade ideal de água ou é de acordo com a sede?

Há uma regra básica que é de mais ou menos 30 ml por quilo de peso corporal, mas isso varia muito conforme o ambiente e as atividades do indivíduo. Se ele pesa 60 kg, o ideal é ele consumir 1,8 litro. Esse cálculo é uma média. Há situações em que a pessoa pode necessitar se hidratar mais, quando estiver com febre ou fazendo exercício e transpirando mais, por exemplo.

Cerca de 2 litros, 2,5 litros, considerando que os alimentos têm um pouco de água. As verduras, legumes e frutas têm quase 90% de água na composição, e fazem parte desse cálculo também.

6) Água com gás hidrata da mesma forma que água sem gás?

Sim, hidrata igual, mas a nossa a nossa aceitabilidade de água com gás é menor. É mais fácil a gente tomar 1 litro de água sem gás do que com gás. Uma coisa que pode ocorrer é que algumas pessoas são mais sensíveis, vão ficar com flatulência, e o gás pode aumentar a flatulência.

O indivíduo pode ficar com um pouco de dor de barriga e sentir os gases. Nesse sentido, é importante variar um pouco e tomar um pouco de água com gás e um pouco sem gás.

7) Fazer combinações nos sucos e tomar sorvete ajudam a hidratar?

Sim, sucos de frutas misturadas vão ter mais ou menos de 80% a 90% de água presente dentro das preparações que a pessoa usar. Entre as opções, podemos citar uma mistura de frutas vermelhas com água de coco. Além disso, é possível adicionar nutrientes, como um vegetal verde, que pode ter ferro, um pouco mais de cálcio, vitaminas e vários antioxidantes.

Os sorvetes também ajudam na hidratação, principalmente as preparações que levam frutas, tanto o picolé quanto o sorvete de massa. Uma opção saudável é o sorvete de banana com mirtilo. A receita é bem fácil: bata as bananas congeladas e o mirtilo no processador ou no liquidificador com um pouco de água e leve de volta ao congelador até ficar na textura de um sorvete de massa.

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.