Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


ButanVac produz mais anticorpos que AstraZeneca, mostra estudo preliminar

A caixa da vacina Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan no Brasil - Divulgação/Governo de São Paulo
A caixa da vacina Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan no Brasil Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Do VivaBem, em São Paulo

31/01/2022 17h41Atualizada em 31/01/2022 18h39

A ButanVac, vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan no Brasil, produziu níveis mais altos de anticorpos do que a AstraZeneca, segundo resultados preliminares da fase 2 dos estudos.

A pesquisa foi realizada pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa Biomédica do Ministério da Saúde do Vietnã e o resultado publicado neste sábado (29), no site do IVAC (Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã), instituição pública que está desenvolvendo a vacina localmente.

Com isso, a vacina —chamada de Covivac no país— passa a atender aos requisitos de segurança e tolerabilidade e, agora, a pesquisa segue para a fase 3.

Como o estudo foi feito

O comitê do Ministério da Saúde vietnamita se baseou nos resultados do ensaio clínico de fase 1, controlado por placebo, e na fase 2, randomizada e com duplo-cego —ou seja, os pacientes e pesquisadores não sabiam quem estava recebendo a vacina ButanVac ou a AstraZeneca (um dos imunizante utilizados no país).

Nesta segunda etapa, a ButanVac foi testada em 374 voluntários com idades entre 18 e 59 anos e 60 anos ou mais do distrito de Vu Thu, província de Thai Binh, no Vietnã.

Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro foi imunizado com 0,5 ml de ButanVac com dose de 3 µg (microgramas); o segundo, com 0,5 ml e dose de 6 µg; e o terceiro foi o grupo controle, que recebeu o imunizante da AstraZeneca.

Resultados e conclusões

Segundo o IVAC, a proporção de indivíduos com anticorpos presentes (a medida usada foi GMC, concentração geométrica médica na sigla em inglês) aumentou cerca de quatro vezes 14 dias após a segunda dose, atingindo mais de 90% dos voluntários do grupo que recebeu a ButanVac —o índice foi de 82% no grupo da vacina controle, da AstraZeneca.

Os grupos que receberam a ButanVac tomaram a primeira dose em agosto e a segunda em setembro de 2021, compreendendo um intervalo de 28 dias entre as duas doses.

A coleta de amostras de sangue foi realizada antes da primeira dose e 14 dias após a segunda dose.

Com base nos resultados preliminares, o ensaio clínico da ButanVac foi considerado elegível para prosseguir para a fase 3, com uma amostra maior de voluntários.