Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Comorbidade: saiba o que significa o termo e quais os riscos para a saúde

Imagem: iStock

Danielle Sanches

Colaboração para VivaBem

24/01/2022 04h00

Desde que a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) se instalou, o termo "comorbidade" passou a integrar de forma intensa o vocabulário do dia a dia. A necessidade de entender o significado do termo cresceu tanto que ele se tornou um dos mais buscados no Google em 2021, de acordo com a plataforma de pesquisa.

Se pensarmos no contexto da pandemia, o cenário faz todo o sentido. Afinal, são justamente as pessoas com comorbidades que correm mais risco de desenvolver as formas graves da covid-19. Não à toa, eles foram separados em grupos para receberem a vacina antes da população em geral.

Mas, o que é comorbidade?

Embora a alta de interesse da população seja recente, a palavra não é nova e já era utilizada há muito tempo pela medicina. "Comorbidade significa a presença de alguma doença que coexiste com outra em uma mesma pessoa", afirma Matheus Felipe Borges Lopes, neurocirurgião no Instituto de Ciências Neurológicas de São Paulo.

Para ficar mais claro, o médico dá um exemplo: um paciente que apresenta uma hérnia de disco em investigação pode ter outras doenças, as tais comorbidades, como obesidade, diabetes etc. "Essas outras doenças não estão diretamente relacionadas ao problema em investigação, mas são doenças crônicas que interferem na saúde da pessoa no geral e, por isso, podem impactar o tratamento", afirma.

Mas é bom dizer que nem sempre a comorbidade é "independente" da doença original. Uma pessoa obesa, por exemplo, pode ter outras comorbidades em decorrência desse quadro, como a hipertensão ou problemas nas articulações causados pelo excesso de peso.

"Toda doença em atividade, seja ela crônica ou não, em conjunto com alguma outra, é considerada comorbidade", afirma Lopes.

Algumas comorbidades são mais comumente encontradas na população atualmente. São elas: hipertensão arterial (a famosa "pressão alta"), diabetes, obesidade, doenças renais, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, asma e depressão.

Por que isso é importante?

Conhecer as comorbidades é um importante fator de saúde, tanto individual como coletiva. Basta pensar que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as doenças crônicas que, muitas vezes, também são comorbidades, são um grande problema de saúde pública no Brasil e têm impacto direto na qualidade de vida e na ocorrência de mortes prematuras no país.

No caso da covid-19, dados do Sivep (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe) têm mostrado que a coexistência de algumas doenças crônicas aumenta o risco de mortalidade provocada pela infecção.

"Os dados indicam que a presença de cardiopatias, diabetes e doença renal são as principais comorbidades associadas a um número maior de mortes pela covid-19 tanto em pacientes idosos como em pessoas com idade abaixo de 60 anos", afirma Lopes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comorbidade: saiba o que significa o termo e quais os riscos para a saúde - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde