Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Questão de saúde: tenho que lavar a calça jeans toda vez que usar?

Por causa do suor, reprodução de microrganismos é um risco na peça de roupa Imagem: iStock

Sarah Alves

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

21/01/2022 11h20

Com qual frequência é preciso lavar a calça jeans? Essa foi uma discussão que surgiu no Twitter dias atrás. E, pode ser que você ache surpreendente, mas tem quem não lave a peça nunca, "para não desgastá-la".

Se você tem dúvidas sobre a necessidade de lavagem é importante ter atenção para evitar a proliferação de fungos e bactérias, assim como torná-la um potencial vetor para vírus.

Hoje, por conta da pandemia de covid-19, a orientação de especialistas é lavar peças de roupas após o uso. Isso acontece porque, com o contato externo, elas podem "abrigar" o vírus. É o caso, por exemplo, se uma pessoa infectada transmitir via gotículas ou ainda pelo contato em aglomerações.

A alerta, porém, não é uma novidade: do ponto de vista microbiológico, a calça jeans tem potencial para a reprodução de fungos e bactérias. "Ela é tratada como um tecido grosso, que retém suor principalmente em tempos quentes, como no verão. Sabemos que, para a proliferação de microrganismos, é preciso de um teor de umidade", explica Aline Stipp, microbiologista.

Stipp explica que o tipo de tecido é comparado ao papelão. Segundo ela, alguns estudos indicam que o tempo que o novo coronavírus sobrevive no material é de 24 horas, por exemplo.

Lavar a calça regularmente contraria a ideia de alguns fabricantes de jeans que recomendam nunca limpar a peça, para manter a sua qualidade. Outra orientação polêmica diz que, para desinfectar, bastaria colocá-la no congelador por 12 horas dentro de um saco plástico. A microbiologista afirma que o processo não tem comprovação científica.

"O risco de reprodução de bactérias e fungos em um tecido com sujeira e suor é mais viável" afirma Stipp, professora do curso de medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica).

Na lavagem, segundo a especialista, é preciso que a calça fique de molho em água e sabão por 12 horas, no mínimo. Depois, é só seguir o processo tradicional, sem necessidade de produtos especiais. A única atenção é se o item foi usado em locais de alta exposição, como hospitais. Nestes casos, é preciso que ela seja lavada separada das outras roupas.

Agora, na rotina corrida do dia a dia, sabemos que é bastante improvável esse tempo todo de molho, por isso é importante ressaltar que o sabão comum usado para lavar roupa já faz uma limpeza satisfatória nas peças.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Questão de saúde: tenho que lavar a calça jeans toda vez que usar? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde