Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Ficou estressado só de olhar casa do BBB? Ambiente pode influenciar humor

Decoração do BBB 22 chamou a atenção do público Imagem: Globo/ Sergio Zalis

Sarah Alves

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

21/01/2022 04h00

A decoração da casa do BBB 22 deu o que falar desde que foi divulgada. Repleta de cores fortes e formas geométricas, muitas pessoas comentaram nas redes sociais que não aguentariam ficar no reality. Teve também quem levantou a hipótese que a decoração seria uma estratégia para alterar os ânimos dos participantes.

Segundo especialistas, o ambiente pode sim interferir no humor. "Cor é um feixe de luz visível que possui determinada frequência. Nossos olhos são órgãos do sentido que possuem células fotossensíveis capazes de reagir a determinadas frequências. Assim, dentro de um espectro, algumas cores são mais 'fortes' do que outras", comenta a psicóloga Myenne Tsutsumi, professora da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Em alguns casos, a associação é uma herança evolutiva. A profissional explica que, ao longo da história, algumas cores foram associadas a comidas ou animais venenosos, por exemplo.

"Foi algo que me chamou muita atenção, [a casa do BBB] é um ambiente muito estimulante, com cores, desenhos. Pode ter sido algo intencional para estimular e aquilo pode despertar até certo cansaço nas pessoas", afirma a psicóloga Giseli Caterine Miranda, professora do Centro Salesiano Universitário de São Paulo.

Mas nem tudo é ruim. Também é importante lembrar que as memórias pessoais influenciam nesse processo. "A depender das relações que construímos em determinados ambientes, eu posso ser acalmada ou estressada pelo que está no ambiente, incluindo as cores", diz Tsutsumi. É o caso de quem cresceu em lugares com cores ou elementos predominantes e que, na vida adulta, pode associar indiretamente locais semelhantes à infância e momentos felizes.

Um estudo publicado em 2011 no periódico Environment and Behavior apontou que linhas curvas estão associadas ao relaxamento e à felicidade —elas são a maioria na casa do BBB. Enquanto isso, linhas retas tinham relação com frieza.

Com o tempo, as pessoas se acostumam

Se o ambiente pode impactar no início, a tendência é que depois as pessoas se acostumem com ele. Por isso, no BBB e também em todas as relações humanas, prevalecem as dinâmicas de convívio e o repertório emocional de cada. É a partir disso que os conflitos surgem ou não.

"É importante compreender também que a psicologia estuda o comportamento humano. A influência das cores precisa ganhar contexto e, portanto, sempre considerar que nós somos feitos de relações", lembra Tsutsumi.

Por isso, sobretudo em jogos como o BBB, pode se dar melhor quem tiver resistência emocional e resiliência. "Com o tempo, a pessoa vai se adaptar ao ambiente cheio de estímulos e o que vai prevalecer é como ela lida com as relações, com os jogos, competitividade e pressão", diz Miranda.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ficou estressado só de olhar casa do BBB? Ambiente pode influenciar humor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Equilíbrio