Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tem problema matar barata com pé descalço, igual Naiara Azevedo no BBB?

BBB 22: Naiara Azevedo mata barata com o pé Imagem: Reprodução/Globoplay

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

19/01/2022 14h12Atualizada em 19/01/2022 17h23

Muita gente tem medo de barata, principalmente se ela começar a voar. Mas algumas pessoas não sofrem tanto quando dão de cara com esse inseto. No BBB 22, a cantora Naiara Azevedo se mostrou bem corajosa quando uma barata apareceu na casa. Ela deu logo um pisão no bicho —e descalça.

Os internautas ficaram espantados com a atitude da sister que, sem medo algum, matou a barata a sangue frio. Mas será que pisar no inseto, sem estar com um sapato, faz algum mal à saúde? Pode passar alguma bactéria ou algo do tipo?

Embora a atitude não seja lá muito comum, não há grandes riscos à saúde, conforme explica Ana Bonassa, bióloga, doutora em ciências pelo ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo) e colunista de Tilt.

"O que sabemos é que baratas podem ser repositórios de microrganismos, como a salmonella, que causa vômito, diarreia, entre outras coisas", explica. No entanto, de acordo com a bióloga, esses microrganismos precisam encontrar uma via de entrada para nosso corpo, como a boca ou um machucado na pele.

"A barata poderia passar por um alimento que vai ser ingerido depois. Ou, então, só se a pessoa pisa na barata [descalça] e depois lambe o pé, bem nojento. Tem que ter uma via de entrada, mas só o ato de pisar não passa nenhuma doença", diz Bonassa.

Outra coisa que pode ocorrer é alguma reação, principalmente na pele, caso alguém tenha passado veneno na barata —não dá para saber se isso ocorreu no BBB 22. "Mas a concentração também é pequena, então não daria nenhum efeito", conta. Ufa, segue o jogo então, Naiara!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tem problema matar barata com pé descalço, igual Naiara Azevedo no BBB? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde