Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Sabia que hoje é o dia mais triste do ano? Entenda depressão sazonal

Depressão sazonal é maior entre janeiro e fevereiro no Hemisfério Norte - Getty Images
Depressão sazonal é maior entre janeiro e fevereiro no Hemisfério Norte Imagem: Getty Images

Do VivaBem*, em São Paulo

17/01/2022 14h57

Esta segunda-feira (17), a terceira do ano, é conhecida como o dia mais triste do ano. A data foi criada em 2005 pelo psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales. Considerada uma jogada de marketing por críticos, o dia joga um alerta sobre a depressão sazonal.

Arnall usou uma fórmula para chegar à data, que combina o período pós-festas de fim de ano, falta de dinheiro com os gastos de janeiro, volta ao trabalho e necessidade de mudanças, mas sem perspectivas definidas. No Hemisfério Norte, há outro fator determinante: o clima.

Por lá, quadros de depressão sazonal são mais comuns no inverno, que acontece agora. Os casos se concentram sobretudo entre janeiro e fevereiro, quando há menos luz solar, o que causa um desequilíbrio químico no cérebro e pode levar a problemas de funcionamento no corpo.

Entre os sintomas, pode existir fadiga, aumento de peso por maior ingestão de carboidratos e problemas de foco, sendo mais comum em mulheres adultas.

No Hemisfério Sul, a depressão sazonal é associada a um período com maior ritmo social. Isso, muitas vezes, impulsiona cobranças excessivas e pode diminuir a qualidade de vida. Há ainda questões ligadas à autoimagem causadas pelo verão, com muitas pessoas indo à praia e piscina e aumentando inseguranças de quem tem baixa autoestima, por exemplo.

É preciso ter atenção às armadilhas do período, além de ouvir os próprios sentimentos. Ansiedade, angústia, tristeza, culpa, mudanças de apetite e sono, pouca concentração e dificuldade na aprendizagem são sinais de que algo não vai bem. Ao notá-los, é recomendado buscar um profissional para identificar se há alguma alteração. De forma geral, os tratamentos aliam medicação à psicoterapia.

*Com informações de reportagem publicada em 20/01/2020.