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Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


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UOL no Verão: Catherine Randi aposta em esportes na areia para secar

Catherine Randi - Mariana Pekin/UOL
Catherine Randi Imagem: Mariana Pekin/UOL

Diana Cortez

Colaboração para VivaBem

16/01/2022 13h14

Sabia que treinar na areia pode ser um ótimo estímulo para você melhorar várias capacidades no esporte e inclusive queimar as gordurinhas?

A influencer e empresária Catherine Randi, que esteve presente na arena UOL no Verão neste sábado (15), diz que percebe no corpo os benefícios de praticar esportes nesse tipo de solo. Tanto que decidiu incluir sessões de futevôlei e de altinha após os treinos diários de musculação ou funcional depois de perceber que estava mais sequinha na viagem que fez a Fernando de Noronha no ano passado.

"Praticava futevôlei diariamente lá. Então, fiz questão de buscar uma arena perto de casa para jogar diariamente. Meu relógio chega a marcar um gasto de 1.000 calorias nesses treinos!", conta Randi.

Com a nova atividade, a influencer também diz ter ganhado mais condicionamento e forças nas pernas. "E é uma maneira de se divertir e se bronzear na praia", complementa a influencer que também pratica ioga em jejum pela manhã.

Catherine Randi - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Confira a seguir os seis benefícios que o treino na areia oferece para você:

1. Detona muitas calorias

A areia fofa com certeza vai deixar seu treino mais intenso, uma vez que vai ser necessária uma força maior para haver deslocamento, seja para correr ou saltar, por exemplo.

Um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport mostra inclusive que treinar corrida nesse tipo de piso proporciona um gasto calórico 1,6 vezes maior do que na grama.

Catherine Randi e Carol Peixinho na arena UOL no Verão - Mariana Pekin/UOL  - Mariana Pekin/UOL
Catherine Randi e Carol Peixinho na arena UOL no Verão
Imagem: Mariana Pekin/UOL

2. Ajuda no ganho de força e músculos

"O esforço nesse tipo de solo também contribui para deixar as pernas mais fortes, já que exige mais dos músculos para poder se deslocar ou saltar em um terreno mais instável", coloca Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia Athletica. Afinal, é um estímulo a mais na síntese de proteína que gera o ganho de massa magra, desde que se tenha uma alimentação adequada (claro!).

3. Oferece menos impacto e causa menos dor muscular

A areia macia ajuda a reduzir o impacto nas articulações, principalmente dos tornozelos, joelhos e quadris em relação ao piso rígido. Por outro lado, treinar nesse tipo de ambiente exige mais atenção, uma vez que gera mais instabilidade, podendo exigir mais de uma parte dos pés ou das pernas diante de uma possível depressão na areia, por exemplo. E assim, gerar lesões.

Catherine Randi - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

4. Trabalha o equilíbrio e a propriocepção

As irregularidades da areia vão exigir maior adaptação do corpo para a pessoa se deslocar e se equilibrar. Foi isso o que mostrou um estudo publicado na International Journal of Sports Science & Coaching com jogadores de handball que realizaram exercícios adicionais de salto e sprint na areia por sete semanas. Eles tiveram seu desempenho comparado com o treinamento tradicional e
apresentaram uma significativa melhora no equilíbrio.

Catherine Randi - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

5. Ajuda a ganhar velocidade e agilidade

Esse mesmo estudo também apresentou ganhos na velocidade e na agilidade dos sprints, e ainda nos saltos com agachamento e com contramovimento, sugerindo que o treino nesse tipo de ambiente pode ser usado como um complemento para atletas melhorarem seu desempenho físico.

Outra análise divulgada no British Jounal of Sports Medicine com jogadores de futebol ainda mostra que o treinamento com exercícios pliométricos na areia melhora as capacidades de salto e de corrida em relação ao realizado na grama.

Catherine Randi - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

6. Oferece maior bem-estar

Mudar de ambiente, fazer atividade ao ar livre, ficar descalço e ter mais contato com a natureza propõem uma sessão de exercícios bastante agradável, contribuindo para acabar com o estresse, sem contar que ainda deixa a atividade física mais interessante. Experimente essa sensação na arena UOL no Verão!

Arena do UOL no Verão 2022

Além das práticas esportivas, na arena do UOL no Verão é possível curtir o som de DJs e um pocket show do cantor e compositor Caju Hassen. Lá, você ainda conta uma área kids, restaurante, churrasqueira e bar, que oferecem um cardápio especial, com comidas e drinques apropriados para essa época de calor. Não perca!

Local: Estação Praia - Rua Alvarenga, 2383 - Butantã, São Paulo (SP)
Data: 16 de janeiro (domingo)
Horário: das 12h às 22h, veja a programação das atividades abaixo:

  • Futevôlei Das 12h às 18h (partidas* de 20 a 40 minutos)
  • Beach Tennis Das 12h às 18h (partidas* de 20 a 40 minutos)
  • Treino Funcional Das 12h às 18h (aulas* de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos para higienização dos equipamentos)
  • Futmesa Das 12h às 18h (partidas* de 10 a 20 minutos)
  • Altinha e embaixadinha Das 12h às 18h (partidas* de 10 a 20 minutos)
  • Pocket show com Caju Hassen Das 18h às 21h
  • DJ Das 12h às 22h (exceto durante apresentação da banda)
  • Churrasqueira, restaurante e bar Das 12h às 22h

Para evitar aglomerações, será permitida a permanência de 100 pessoas no evento —caso seja atingido esse número, é só esperar na fila, para entrar assim que alguém sair. É obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação completa e uso de máscara.

As atividades esportivas devem ser agendadas no local

Aproveite a estação mais quente do ano

O UOL no Verão 2022 também vai trazer para você uma série especial de conteúdos até o final de janeiro, que inclui os programas em vídeo "Otalab", "Vai Ter Churras", "E Aí, Beleza?" e "Conexão VivaBem". Acompanhe tudo em uol.com.br/uolnoverao/.

O projeto tem patrocínio de Diageo, 123 Milhas, Nivea, Natural One, Nestlé, Eudora, PixBet, Sabesp e Clube UOL.

* Todos as pessoas presentes no evento foram testadas para a covid-19.

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