Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Linn da Quebrada, do BBB 22, já teve câncer de testículo; doença é rara

linn da quebrada - Reprodução/Instagram
linn da quebrada Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

16/01/2022 16h45

Após a revelação dos novos participantes do BBB 22, uma lista com informações sobre cada um deles foi divulgada aos poucos. No grupo Camarote, a artista Linn da Quebrada, 31, contou que já tratou um câncer de testículo.

Segundo informações do Gshow, a doença ocorreu em 2014, quando tinha 23, e, após três anos, ela conseguiu se curar do câncer —em geral, um paciente é considerado curado se depois de cinco anos continuar sem sinais da doença.

No Twitter, Linn chegou a comentar sobre o ocorrido em respostas a alguns seguidores. "Doenças ensinam tanto. Tive um câncer e descobri que era mortal e podia morrer", escreveu, em outubro de 2021.

A cantora Linn da Quebrada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Câncer é raro, mas preocupa

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tumor de testículo é raro, mas preocupa, pois a maior incidência é em pessoas em idade produtiva —entre 15 e 50 anos.

Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites (inflamação dos testículos) e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente.

No entanto, o câncer de testítulo é facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade. O autoexame regular, o check-up periódico e a identificação dos sintomas em pessoas jovens podem propiciar o diagnóstico precoce do câncer de testículo.

Principais sintomas do câncer de testículo

  • Surgimento de um nódulo duro, que pode ser seguido de endurecimento;
  • Aumento ou redução do tamanho dos testículos;
  • Dor abaixo do abdômen;
  • Sangue na urina;
  • Sensibilidade nos mamilos;
  • Perda do desejo sexual;
  • Crescimento de pelos faciais e corporais em meninos muito jovens;
  • Dor lombar.

O aparecimento desses sinais demanda uma consulta ao urologista, que pode fazer o encaminhamento para o oncologista.

Tratamento do câncer

A abordagem terapêutica é definida caso a caso. A cirurgia, chamada de orquiectomia, é feita para remover o testículo com uma incisão na virilha. Nesse momento, amostras de tecido são examinadas para determinar o estágio do câncer.

Os tumores de testículo do tipo seminoma (o mais comum) são tratados com cirurgia, muitas vezes, associada com radioterapia ou quimioterapia a depender do estadiamento (fase de descoberta da doença).

* Com informações do Inca e de reportagem publicada no dia 09/12/2021.