Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


UOL no Verão: A. Zanetti aprova futmesa, que trabalha força e equilíbrio

Diana Cortez

Colaboração para VivaBem

13/01/2022 04h00

A arena UOL no Verão, em São Paulo (SP) recebeu a presença do ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro na ginástica artística, no sábado (8).

No espaço, que estará aberto ao público no próximo fim de semana (15 e 16 de janeiro) e oferece várias atividades gratuitas, o campeão olímpico experimentou o futmesa pela primeira vez —e aprovou a modalidade.

"Foi uma experiência muito divertida! É um esporte que recruta muito as pernas, o condicionamento físico e o equilíbrio. E a areia fofa deixou a brincadeira ainda mais intensa", comentou Zanetti.

UOL no Verão: Arthur Zanetti joga futmesa - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

O atleta, que já está recuperado de uma cirurgia no ombro realizada no final de novembro e acaba de retornar das férias, contou que vai retomar nesta semana os treinos de preparação geral, com musculação e corrida, para ganhar condicionamento físico e iniciar os treinos específicos de ginástica. Que bom que pudemos dar uma mãozinha.

Venha experimentar o futmesa você também na arena UOL no Verão, que está localizada no bairro do Butantã, em São Paulo. A entrada é gratuita —mais abaixo, você confere a agenda completa do evento.

Futmesa e seus benefícios

Os primeiros registros do futmesa surgiram em 2016, com Ronaldinho Gaúcho, na Espanha, e a modalidade não demorou muito para chegar ao Brasil e virar sucesso entre os boleiros amadores e profissionais. Para se ter ideia, o esporte foi usada como técnica de aquecimento pela seleção brasileira de futebol na Copa da Rússia, em 2018.

UOL no Verão: Arthur Zanetti joga futmesa - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Suas regras são baseadas no tênis de mesa e no futevôlei, sendo que a mão nunca pode tocar na mesa nem na bola.

O futmesa é praticado em uma mesa de pingue-pongue adaptada com as bordas arredondadas, e medidas de 1,80 x 2,85 m (podendo haver variações entre fabricantes) e 66 cm de altura, o que permite aos jogadores subirem nela durante o jogo.

Regras do futmesa

1- As partidas podem ser em duplas ou individuais;
2- Partidas em dupla devem ser de 18 pontos e as individuais de 11 pontos;
3- Partidas em melhor de 1, 3 ou 5 sets;
4- Saque somente deve ser realizado com os pés ou com a cabeça;
5- Se errar o saque, pode tentar mais uma vez;
6- No saque, a bola deve tocar a área demarcada da mesa (se houver a demarcação);
7- Depois, a bola pode bater em qualquer parte do lado oposto para ser válido;
8- Ao passar a bola para o adversário, não é permitido invadir o lado oposto da mesa por cima da rede;
9- Devem ser feitos três toques na bola no máximo, mas na recepção do saque são no mínimo dois toques;
10- É permitido subir na mesa desde que as mãos não sejam usadas;
11- Não é permitido colocar a mão na bola e nem na mesa.

Conheça os benefícios do futmesa

Ajuda na resistência cardiorrespiratória
Como se trata de um jogo que exige deslocamentos dinâmicos o tempo todo, tanto para atacar quando para segurar a bola, eleva bastante a frequência cardíaca. "É uma ótima opção inclusive para quem joga futebol, mas precisou ficar parado por algum motivo, já que não é preciso correr grandes distâncias", indica Mauro Celio do Carmo, professor de educação física especializado em medicina esportiva, alto rendimento e treinamento esportivo que é coordenador de futebol e personal trainer da Bodytech.

Melhora a cognição e a agilidade
Em toda a partida, os jogadores precisam ficar atentos à bola e desenvolver coordenação motora para buscá-la em todas as direções e acertá-la com os pés. Sem contar que é preciso ficar ligado nas regras e pensar em estratégias contra o adversário.

UOL no Verão: Arthur Zanetti joga futmesa - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Oferece ganhos na força e na mobilidade
Segundo Carmo, é um esporte que pode ser usado como complemento de treino, uma vez que ajuda o esportista a ganhar amplitude nos movimentos articulares e força ao propor deslocamento, salto, cabeceio, extensão e flexão de quadris usando o peso do corpo.

Trabalha o equilíbrio e o core
A necessidade de ter que ficar em cima de uma perna exige maior ativação dos músculos do core, aqueles que envolvem todo o cinturão em volta da coluna. Por isso, é um bom exercício para trabalhar o equilíbrio.

Contraindicação
Assim como em qualquer outro esporte, orienta-se buscar a liberação de um médico para realizá-lo. No entanto, o professor de educação física alerta que pessoas com frouxidão do ligamento do tornozelo devem fazer um trabalho específico e preventivo de fortalecimento antes de praticar a atividade para não correr o risco de ter uma lesão.

Arena do UOL no Verão 2022

Além das práticas esportivas, na arena do UOL no Verão é possível curtir o som de DJs. Lá, você ainda conta uma área kids, restaurante, churrasqueira e bar, que oferecem um cardápio especial, com comidas e drinques apropriados para essa época de calor. Não perca!

Local: Estação Praia - Rua Alvarenga, 2383 - Butantã, São Paulo (SP)
Data: 15 e 16 de janeiro
Horário: Das 12h às 22h, veja a programação das atividades abaixo:

  • Futevôlei Das 12h às 18h (partidas de 20 a 40 minutos)
  • Beach tennis Das 12h às 18h (partidas de 20 a 40 minutos)
  • Treino funcional Das 12h às 18h (aulas de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos para higienização dos equipamentos)
  • Futmesa Das 12h às 18h (partidas de 10 a 20 minutos)
  • Altinha e embaixadinha Das 12h às 18h (partidas de 10 a 20 minutos)
  • DJ Das 12h às 22h (exceto durante apresentação da banda)
  • Churrasqueira, restaurante e bar Das 12h às 22h

Para evitar aglomerações, será permitida a permanência de 100 pessoas no evento —caso seja atingido esse número, é só esperar na fila, para entrar assim que alguém sair. É obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação completa e uso de máscara. As atividades esportivas devem ser agendadas no local

Aproveite a estação mais quente do ano

O UOL no Verão 2022 também vai trazer para você uma série especial de conteúdos até o final de janeiro, que inclui os programas em vídeo "Otalab", "Vai Ter Churras", "E Aí, Beleza?" e "Conexão VivaBem". Acompanhe tudo em uol.com.br/uolnoverao/.

O projeto tem patrocínio de Diageo, 123 Milhas, Nivea, Natural One, Nestlé, Eudora, PixBet, Sabesp e Clube UOL.