Topo

Empresa lança cerveja com vitamina D, mas será que faz bem?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

10/01/2022 15h34

Para agradar um público cada vez mais exigente, as empresas seguem apostando em inovação. E, dessa vez, uma cervejaria da Ambev surpreendeu ao criar uma cerveja que, segundo a empresa, contém 30% da necessidade diária recomendada de vitamina D por garrafa.

Chamada de Corona Sunbrew, a cerveja não tem álcool e possui 70 calorias por garrafa. Mas faz sentido beber cerveja para o aporte de vitamina D?

De acordo com Sônia Alscher, professora do curso de nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), sim, essa cerveja pode ser uma forma de complementar o aporte, mas é importante lembrar que a maioria da população não bebe cerveja diariamente.

"Diria que ela é mais indicada para o lazer do que para a alimentação do dia a dia. E, se encarada desse ponto de vista complementar, que ajuda a aportar um pouco mais de vitamina D, não vejo mal nenhum", avalia.

A vitamina D é considerada um micronutriente essencial lipossolúvel, isto é, pode se dissolver em gordura e é armazenada em grande quantidade, especialmente no fígado.

A especialista ainda reforça que, em termos de saúde, caso não haja exagero, não há problemas em ingerir a bebida. "Para mim tem mais sentido uma cerveja sem álcool e com vitaminas, do que aqueles refrigerantes ultraprocessados acrescidos de uma série de vitaminas e minerais, porque ele é um líquido muito ruim para a saúde do ser humano", explica Alscher.

"A vitamina D na cerveja pode servir como uma complementação, mas não deve ser considerada fonte diária de vitamina D de jeito nenhum", alerta.

Além disso, vale lembrar que entre 10% a 20% da sua necessidade diária é obtida por meio da dieta. Os demais 80% a 90% necessários para a boa saúde originam-se da exposição à luz dos raios ultravioletas (UV) do sol.

"Deve-se tomar 20 minutos de sol diariamente para obtê-la e comer alimentos ricos em vitamina D. Esse deve ser sempre o objetivo principal", indica a professora da PUC-RS.

Para garantir um cardápio rico nessa vitamina invista nos itens abaixo, fontes naturais do nutriente. A quantidade ideal é 2 ou 3 porções ao dia:

  • Peixes gordurosos como salmão (selvagem), atum, sardinha;
  • Cogumelos irradiados, ou seja, que foram cultivados sob a luz do sol;
  • Leite enriquecido e seus derivados (iogurte, manteiga, queijo);
  • Cereais enriquecidos;
  • Óleo de fígado de peixe;
  • Gema de ovo.