Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Médico explica por que ficamos com dor depois de fazer exercício

Colaboração para VivaBem

09/01/2022 12h02

Muito provavelmente você já deve ter tido a experiência de ficar todo dolorido após fazer um exercício na academia ou praticar algum esporte, mas já se perguntou por que sentiu essa dor? Guilherme Dilda, médico do esporte da clínica Care Club e da equipe do Palmeiras, explicou o motivo durante participação no quinto episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, atração que faz parte da programação do UOL no Verão.

Segundo Dilda, isso ocorre por algo que tecnicamente chamando DOMS, sigla em inglês para Dor Muscular de Início Tardio. "Quando a gente faz um esforço, um exercício numa intensidade acima do que estamos adaptados a fazer, principalmente as pessoas que estão começando agora, de certa forma, o exercício causa microrrupturas musculares. Essas microrrupturas levam a uma inflamação e isso gera dor muscular tardia".

Ainda de acordo com o médico, essa dor vai ter um pico de 24 a 48 horas após o exercício. "É algo normal, que faz parte da adaptação do indivíduo que está voltando a praticar exercício físico", disse.

Essa dor tende a regredir e, após dois, três dias, diminuir. No entanto, se ela permanecer por mais de sete dias, se ela aparecer durante o treinamento ou se a pessoa apresentar alteração da coloração da urina, todas essas são condições que precisam ser avaliadas para entender se está tudo bem ou se existe alguma outra alteração que precisa ser tratada, alertou Dilda.

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com Mariana Ferrão sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.

UOL no Verão 2022

Conexão VivaBem faz parte do UOL no Verão 2022, que até o fim de janeiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até o fim de janeiro!