Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


'Levei cinco anos para definir meu abdome', diz a modelo Renata Kuerten

Colaboração para VivaBem

07/01/2022 11h00

Durante participação no quinto episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, atração apresentada por Mariana Ferrão que faz parte da programação do UOL no Verão, a modelo e apresentadora Renata Kuerten contou que demorou praticamente cinco anos para definir o abdome treinando muito, cuidando da alimentação, cortando todo carboidrato, doce, álcool e frituras.

Renata fez a afirmação em meio a uma conversa sobre as loucuras que as pessoas fazem para emagrecer, entre elas, a de fazer muito exercício para uma parte específica do corpo. "A pessoa acha que é só passar o dia inteiro fazendo abdominal que vai resolver", brinca.

No fim, o máximo que ela vai conseguir, disse a modelo, é uma cãibra abdominal. "Vai ficar nervosa porque no dia seguinte não vai nem conseguir respirar e vai acabar não treinando mais", afirma.

A dica de Renata para começar a se exercitar de uma forma saudável é fazer como ela fez no início. "Comecei fazendo [atividade] todos os dias por 30 minutos. Você cria esse hábito na vida e sente falta quando não faz", aconselha.

De acordo com Guilherme Dilda, médico do esporte da clínica Care Club, em São Paulo, e do time do Palmeiras, que também participou da conversa, fazer 30 minutos de atividade moderada, de segunda a sexta, totalizando 2h30; ou 90 minutos por semana de exercício intenso, já uma quantidade de tempo que traz benefícios à saúde.

Ainda segundo ele, pode ser feito um planejamento de três vezes por semana se a pessoa ainda estiver entrando no ritmo, para ela não se impor uma condição diária que, às vezes, não conseguirá cumprir e vai se frustrar. "Depois vai aumentando aos poucos", explica o médico.

Renata contou que treina o ano todo, mas que não consegue ficar muito tempo sem se exercitar quando dá uma desacelerada no final do ano e se propõe a curtir. "Coloco na minha cabeça que vou relaxar, mas não passa um dia e já estou nervosa porque tenho que fazer algum exercício. Sempre fiz exercício a minha vida inteira", diz.

A lista de esportes que a modelo praticou é extensa: boxe, muay thai, caratê, jiu jítsu, musculação, ioga e já até se arriscou no trapézio, aquele tecido de circo. "Gosto de aprender e fazer coisas novas, por isso fui diversificando", explica.

Às pessoas que desejam iniciar a prática de atividade física em 2022, mas sem loucuras, Renata deixa algumas dicas: "Comece com alguma coisa, nem que seja com uma caminhada de 10, 20 minutos, um polichinelo dentro de casa, agachamento enquanto está tomando banho, lavando o cabelo. Acho que essas coisinhas pequenas acabam criando hábitos na sua vida, e você vai querendo mais. É simples. O melhor exercício de todos é aquele que você gosta, a tendência é que você persista nesse exercício e colha os benefícios."

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.

UOL no Verão 2022

Conexão VivaBem faz parte do UOL no Verão 2022, que até o fim de janeiro vai trazer uma série especial de programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atrações esportivas, musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até o fim de janeiro!

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, 30 minutos, de segunda a sexta, totaliza 2h30 e, não, 150 horas. O texto foi atualizado.