Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Andressa Urach revela melasma durante gravidez; entenda o problema

Reprodução / Instagram
Imagem: Reprodução / Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

02/01/2022 13h43

A modelo e influenciadora digital Andressa Urach compartilhou uma publicação em seu Instagram explicando que está sofrendo com melasma no rosto durante a gestação. Ela, que já é mãe de Arthur, está grávida de León, fruto do seu casamento com Thiago Lopes.

Em uma sessão de vídeos, a modelo mostrou o rosto com as manchas durante um dia na praia. "Dizem que melasma na gravidez nunca mais sai. Só muita base depois para cobrir", disse ela.

O que é melasma?

O melasma se caracteriza por manchas escuras na pele que surgem principalmente nas maçãs do rosto, testa, no nariz e no buço, mas também podem aparecer em outras partes como braços, mãos, pescoço e colo.

O problema pode ocorrer em qualquer pessoa, mas grávidas, de fato, estão mais suscetíveis ao problema. Isso porque, durante a gestação, a pele da mulher se torna mais sensível à melanina por causa da revolução hormonal que o organismo está passando. Então, é normal e esperado que algumas partes do corpo se tornem mais escuras, como axilas, mamilos, virilha e região do umbigo.

O problema é que, no verão, os melanócitos —células da pele responsáveis por produzir melanina— já sensibilizados pelos hormônios da gravidez acabam recebendo um incentivo extra para trabalhar: os raios solares. Isso acaba agravando as manchas e aumentando o risco para o melasma.

Quando surgem, as manchas geralmente são escuras e com formato irregular, mas bem definido, e sempre aparecem no mesmo local. Ou seja, se a gestante já tinha a lesão antes de engravidar, é provável que a mancha surja novamente com mais força durante a gravidez.

E, com dito anteriormente, qualquer um pode ter melasma. Mulheres que tomam pílula anticoncepcional, por exemplo, também estão mais propensas ao problema porque o remédio mexe com a regulação hormonal, um fator que estimula os melanócitos. Pessoas com a pele mais escura, que já possuem mais melanina, também estão no grupo de risco.

E, diferente das manchas características da gestação, que costumam regredir após o nascimento do bebê, o melasma não some sozinho e precisa de tratamento especializado para desaparecer.

Dá para prevenir?

É importante dizer que o melasma pode aparecer durante a gravidez sem que a mulher tenha ido à praia ou tomado muito sol, já que o novo balanço hormonal do período tende a provocar o problema. No entanto, a exposição ao sol é um componente que aumenta ainda mais o risco de desenvolver a doença ou de agravá-la, se ela já existir.

Por isso, se quiser ir à praia ou se for praticar alguma atividade ao ar livre, é importante utilizar uma fotoproteção química (filtro solar) e uma mecânica (chapéu, roupas com filtro UV, sombrinha) para prevenir o problema. Esses cuidados devem ser intensificados e contínuos durante toda a gravidez —ou seja, a mulher deve passar o protetor solar todos os dias (até nos de chuva!).

Como tratar?

Para evitar que as manchas piorem, além dos cuidados com a proteção solar, é possível utilizar cremes com ativos como ácido azelaico, ácido glicólico (em concentrações baixas), vitamina C pura e alguns derivados da soja para controlar a hiperpigmentação.

No entanto, isso deve ser feito apenas com orientação médica, já que muitas substâncias adotadas para clarear a pele são prejudiciais ao desenvolvimento do bebê na gravidez.

É o caso de alguns cosméticos com vitamina C comercializados nas farmácias, que muitas vezes possuem substâncias como o retinol, contraindicado na gestação.

Após o fim da amamentação, aí sim é possível utilizar clareadores mais potentes, como o ácido retinóico e a hidroquinona. Ainda dá para combinar o uso desses cremes em casa com procedimentos feitos no consultório dermatológico, como peelings, laser e microagulhamento.

Fontes: Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo; e Damaris Ortolan, dermatologista especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

* com informações de reportagem publicada por Danielle Sanches em 06/01/2020.