Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Argila branca combate envelhecimento da pele e acnes; veja como usar

Argila branca: saiba para que serve e como usar - Getty Images
Argila branca: saiba para que serve e como usar Imagem: Getty Images

Cristina Almeida

Colaboração para VivaBem

31/12/2021 11h00

Se você está à procura de um skincare para chamar de seu, já deve ter feito alguma máscara de argila. Rica em minerais abundante na natureza, sabe-se que seu uso é tão antigo quanto a própria humanidade. Entre os vários tipos disponíveis, destaca-se a argila branca. Considerada a mais suave entre todas, ela é indicada para combater o ressecamento da pele e o excesso de oleosidade, dado o seu poder adstringente.

A maioria dos estudos disponíveis sobre essa substância é observacional, o que significa que ela ainda não tem a chancela da ciência sobre seus reais benefícios. Por isso é importante saber o que você pode esperar dessa estratégia de beleza.

O que é a argila branca?

As argilas são definidas como um material natural, terroso, que possui grãos miúdos e integram parte de vários solos. Elas compõem a crosta terrestre e podem ser encontradas em seu estado puro ou associado a outros minerais.

A argila branca, em especial, tem como seu principal componente o silício e pode ser utilizada na pele e no couro cabeludo com o objetivo exclusivo de embelezar ou melhorar suas aparências, mantendo-os em bom estado, o que faz com que ela seja classificada como um produto cosmético.

Para que serve a argila branca?

A argila branca tem como característica uma granulometria baixa, ou seja, ela é uma substância fina que possui o aspecto semelhante ao amido de milho. De acordo com os especialistas, é exatamente isso que garante a boa hidratação: como o grânulo pequeno tem maior capacidade de absorver água, potencialmente ele poderia transferi-la para a pele.

Nos tratamentos cosméticos, ela é útil quando se deseja um efeito calmante e hidratante para peles sensibilizadas, ressecadas, oleosas, e mesmo antes ou depois de algum procedimento corporal ou facial. O poder umectante também explicaria porque a argila branca pode ser aliada das práticas estéticas antienvelhecimento.

"A máscara deve ser sempre usada junto à água, o que garante mais umidade à pele que, naturalmente, está perdendo sua hidratação. Além disso, ela também poderia ter um efeito sobre o colágeno que é dependente de seu principal componente, o silício", diz Ana Carolina Ribeiro, diretora técnica da ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia).

Pode usar argila branca no cabelo?

Muita gente pensa que dá para usar argila branca até no cabelo. Só que não. A máscara capilar não deve ser aplicada na extensão dos fios, mas no couro cabeludo, como se fosse um retoque de coloração da raiz. A prática funcionaria como um detox capaz de remover o sebo, as células mortas, a poluição e o excesso de produtos utilizados nos cabelos, como os leave-in.

Já o possível efeito clareador merece um esclarecimento. A pele se renova a cada 21 dias, aproximadamente. Como a argila tem ação esfoliante, ela poderia promover a renovação celular, o que simularia um clareamento. Mas lembre-se: não é que ela pode barrar a hiperpigmentação. A argila branca apenas ajuda na homogeneização da cor da pele.

Quem pode usar argila branca?

As argilas para máscaras faciais, em geral, são classificadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como produtos com grau de risco mínimo. No entanto, a dermatologista Flavia Addor, especialista indicada pela SBD, afirma que embora elas tenham efeito cosmético suave e rústico, não existem estudos que garantam a segurança da argila branca para todos os tipos de pele. Daí ser necessário ter o bom senso de "não aplicá-la sobre lesões cutâneas, feridas ou qualquer tipo de machucado", diz a médica.

Em peles saudáveis, sugere-se que as máscaras sejam utilizadas de 1 a 2 vezes por semana, utilizando água filtrada. Para potencializar o resultado esperado, você pode substituí-la por água termal ou hidrolato —o subproduto do processo de destilação dos óleos essenciais— especialmente quando a pele tratada é sensível. A medida aumentaria o efeito calmante do skincare.

Cuidados na hora da compra da argila branca

A argila branca é um cosmético de fácil acesso que pode ser encontrado em entrepostos naturais, perfumarias e até farmácias. No entanto, fique atento à qualidade e procedência do produto que você vai comprar. É essencial que a argila tenha passado por um processo de descontaminação, medida obrigatória exigida pela Anvisa.

A razão para isso é que esse item de beleza deve estar livre de compostos tóxicos que poderiam ser nocivos para a pele, como metais pesados (arsênio, bário, cádmio, cromo, mercúrio e chumbo) e microrganismos.

Receitas de máscara com argila branca*

Máscara para pele envelhecida

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de argila branca
  • 30 ml de água termal de gerânio

Modo de preparo e uso:

Lave a pele com o sabonete indicado para a sua pele. Misture a argila com a água termal até obter uma textura cremosa. Aplique na face e deixe agir por 15 minutos. Borrife um pouco mais de água termal e massageie dedilhando as pontas dos dedos na face toda. Retire suavemente com um algodão embebido em água. Para finalizar, hidrate a pele com o hidratante de sua preferência ou, como sugestão, como um óleo vegetal de girassol. Pode repetir duas vezes na semana.

Máscara para pele oleosa e acneica

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de argila branca
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda
  • 1 gota de óleo essencial de capim-limão
  • 30 ml de água filtrada

Modo de preparo e uso:

Lave a pele com o sabonete indicado para a sua pele. Misture a argila com os óleos essenciais e água até obter uma textura cremosa. Aplique na face e deixe agir por 10 minutos. Umedeça a pele e massageie suavemente com movimentos circulares para promover uma renovação celular. Retire suavemente com um algodão embebido em água. Para finalizar, hidrate a pele com o hidratante de sua preferência. Pode repetir uma vez na semana, ou duas vezes caso a pele seja mais oleosa ou espessa.

Detox de couro cabeludo

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de argila branca
  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • 1 colher de sopa de xampu
  • 30 a 40 ml de água filtrada

Modo de preparo e uso:

Misture todos os componentes acima. Com o couro cabeludo seco, aplique a mistura em toda a extensão da cabeça (evitando espalhar pelo comprimento dos fios). Deixe agir por 10 minutos. Umedeça o couro cabeludo e massageie suavemente por dois minutos. Proceda com a lavagem e condicionamento conforme a necessidade. Utilizar quinzenalmente. Caso tenha um couro cabeludo com descamação, utilize-a semanalmente.

*Receitas de Ana Carolina Ribeiro, da ABC.

Fontes: Ana Carolina Ribeiro, diretora técnica da ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia); Flavia Addor, dermatologista e especialista indicada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). É também presidente do Conselho Científico do Itehpec (Instituto de Tecnologia para produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), braço de inovação da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Referências: Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Zenóbia Balduino, A.P. Estudo da composição química da argila branca de uso cosmético. 55º Congresso Brasileiro de Química/ 2015. Disponível em http://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos/2/7365-20912.html. Acesso em 22/11/2021.