Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Malas prontas? Veja 10 dicas para relaxar (de verdade) a mente nas férias

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

30/12/2021 11h11

Todo final de ano o corpo começa a dar sinais de que precisa diminuir o ritmo e se fortalecer para um novo ciclo. Mas além dele, a mente também clama por uma pausa, e não deve ser negligenciada, pois o cérebro, o órgão mais complexo do corpo humano, é o responsável por regular a maioria das funções corporais e mentais. Imagine o trabalho que ele tem e o quão cansado fica!

Livia Ciacci, neurocientista do método Supera - Ginástica para o cérebro, explica que quando tiramos um período para descansar, estamos satisfazendo a aptidão natural exploratória do órgão, o que traz sensações de prazer e bem-estar. "Isso gera um repertório de vivências, favorece a neuroplasticidade e facilita que direcionemos o foco de atenção para o momento presente, por isso é tão importante fazer algo novo nas férias", diz a especialista.

Mas vale salientar que o tempo de descanso, em si, não é um fator determinante, mas, sim, as escolhas feitas durante o período. Elas serão decisivas para retomar as atividades com mais motivação e energia. "Ter pausas em termos de qualidade é muito importante", afirma Natan Chehter, médico geriatra do hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Se você está na contagem regressiva para as férias e ainda em dúvida sobre o que fazer, confira as dicas a seguir:

1. Aposte em uma atividade diferente: a ideia nesse caso é sair da zona de conforto. Esse é um ótimo jeito de alimentar o cérebro com novas perspectivas. Se você trabalha com números e computadores, por exemplo, experimente esculpir, patinar, andar de canoa. Busque habilidades esquecidas.

2. Escolha coisas divertidas: deixe a criança interna extravasar. Relembre atividades que te divertiam antigamente ou descubra novas. A diversão tem um poder imenso sobre o pensamento associativo e a criatividade.

3. Planeje momentos para não fazer nada: ficar em uma rede ou no sofá deixando a mente viajar livremente, ou até quem sabe tirar um cochilo é uma boa dica para quem quer se desligar do mundo. "E está tudo bem. É louvável, a gente tem que ter um período em que isso acontece", brinca Chehter, ressaltando que a preferência é uma questão de personalidade. "Se o prazer da pessoa é não fazer nada está tudo certo", afirma.

4. Esqueça o despertador: aqui a ideia não é se perder totalmente no tempo, mas manter uma rotina prazerosa de sono. Parece simples, mas essa é uma dica que reforça a saúde e facilita o processo de retorno ao trabalho descansado.

5. Explore as atividades coletivas e, de preferência, divertidas: jogos não são só para crianças, em família ou com amigos, eles também são excelentes oportunidades de atualizar a conversa e fortalecer vínculos afetivos.

6. Conheça a própria cidade: quais lugares você sempre disse que gostaria de ir um dia, mas nunca foi? Um parque, um museu, uma biblioteca, um cinema diferente...

7. Passe momentos na natureza: pode parecer estranho, mas as poluições visuais e atmosféricas das cidades aumentam o estresse, por isso "fugir para o campo" é uma boa ideia. Um estudo recente mostrou que apenas duas horas por semana na natureza impactam o bem-estar, o humor e diminuem os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

8. Não fique parado: corpo e mente são um só, e os exercícios físicos são capazes de restaurar o equilíbrio metabólico do corpo e melhorar o sistema imunológico, refletindo na saúde do cérebro.

9. Faça novas amizades: seja em eventos sociais ou em um passeio no parque. Ouvir novos assuntos e pontos de vista diferentes, mesmo que você não concorde, vão enriquecer sua visão crítica de mundo. Além disso, fazer parte de ações voluntárias e beneficentes amplia a visão de mundo. Tais atitudes trazem boas sensações posteriormente.

10. Aproveite a companhia dos animais: se você tem um cachorro ou qualquer outro animal de estimação, se dedique a momentos divertidos com ele, pois isso estimula o sistema límbico aumentando a sensação de segurança, afeto e autoestima.

UOL no Verão 2022

Quer aproveitar ao máximo a melhor estação do ano? Até fevereiro, o UOL no Verão 2022 vai trazer uma série especial de conteúdos e programas em vídeo, exibidos no Canal UOL. E, nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro, o evento vai terá uma arena na cidade de São Paulo repleta de atividades esportivas, atrações musicais, espaço kids e uma praça de alimentação.

Fique de olho em uol.com.br/uolnoverao/ e em nossas redes sociais para acompanhar toda a nossa programação até fevereiro!