Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Está tomando vitamina C para gripe? Suplemento não cura doença, só previne

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem*, em São Paulo

23/12/2021 16h44

O surto de gripe vem avançando no Brasil, causando aumento de atendimentos nos prontos-socorros e internações. Quando os primeiros sintomas aparecem, como tosse, dor de garganta e febre, muitas pessoas recorrem à vitamina C. Mas será que o suplemento, de fato, ajuda a curar a doença?

A vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na produção de glóbulos brancos, que são suas células de defesa. Mas consumir o nutriente quando o vírus já está instalado não adianta muito, pois a substância não mata o invasor.

Até hoje, não há estudos científicos bem conduzidos que comprovem que a vitamina C cura doenças causadas por vírus, como a gripe. Aliás, nem os medicamentos convencionais que você compra na farmácia fazem isso.

Eles apenas inibem os sintomas da doença como dores, cansaço e congestão nasal. Se estiver funcionando bem, o corpo "vence" o vírus e se cura sozinho —isso geralmente leva de quatro a sete dias para acontecer.

Suplemento auxilia na prevenção

Por turbinar o sistema imunológico, se consumida regularmente em quantidade adequada, a vitamina C pode ajudar a impedir a instalação do vírus. Até há estudos apontando que indivíduos adultos que suplementaram diariamente a substância registraram duração menor da gripe do que o grupo que não ingeriu a substância, já que o organismo estava mais forte.

Mas isso não significa que o nutriente auxilie na amenização dos sintomas e no tempo da doença se consumido de maneira pontual —ou seja, quando a gripe já está instalada.

A quantidade indicada varia de acordo com gênero, peso e momento da vida, e, mais ainda, entre saudáveis e doentes. Mas a maioria dos especialistas concordam que 100 mg por dia traria benefícios.

É importante lembrar que a vitamina C é hidrossolúvel. Por isso, se for ingerida além do recomendado, seu excesso será excretado na urina, sem efeitos tóxicos para a saúde, como ressaltaram os pesquisadores.

Como tratar a gripe?

Algumas medidas simples podem ajudar no alívio dos sintomas, como a pessoa se manter hidratada, tomar bastante líquido durante o dia, ter uma alimentação equilibrada e lavar o nariz com soro fisiológico para evitar o acúmulo de secreção. Dependendo do caso, o uso de analgésicos e/ou anti-histamínicos e antivirais podem ser recomendados.

A gripe se torna preocupante se a pessoa apresentar febre alta com calafrios por mais de três dias, prostração, cansaço intenso, falta de ar, cefaleia diferente da habitual e mudança do aspecto da tosse com expectoração. Nessas situações, ela deve procurar um médico para melhor avaliação.

* Com informações de reportagens publicadas nos dias 18/10/2017, 18/04/2018 e 20/12/2021.