PUBLICIDADE

Topo

Ela se desafiou a treinar todos os dias com o irmão e perdeu 45 kg

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Thamires Andrade

Colaboração para VivaBem

09/12/2021 04h00

Bruna Ventura, estudante de contabilidade, 23, sempre esteve acima do peso e nunca se importou com isso. Mas resolveu acompanhar o irmão, que estava disposto a frequentar uma academia, e se desafiou a treinar com ele todos os dias. No processo, ainda estabeleceu mais duas metas: cortar o refrigerante (consumido todos os dias) e melhorar a relação com a alimentação. Toda a evolução foi compartilhada em seu perfil no Instagram, que mostra um pouco da sua jornada de emagrecimento. Abaixo, ela dá mais detalhes da sua história:

"Com 1,59 m de altura, sempre estive acima do peso e não tinha muita regra quando o assunto era alimentação. Não tinha frescura para comer verduras e outros alimentos saudáveis, mas sempre acabava preferindo comer besteiras. Comia compulsivamente, sem controle e em grandes quantidades quando estava ansiosa. A verdade é que nunca me importei com a questão do meu peso.

Em 2019, meu irmão me convidou para entrar na academia com ele e resolvi encarar esse desafio. Me propus a desempenhar o meu melhor. Não fui com o objetivo de mudar de corpo, nem nada. Mas resolvi que ia tentar treinar de alguma forma todos os dias, mesmo quando não fosse possível ir até a academia. Quando isso acontecia, eu subia e descia as escadas do prédio onde moro.

bruna ventura - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Antes e depois de Bruna Ventura
Imagem: Arquivo pessoal

Resolvi encarar esse desafio porque tinha consciência de que faria bem para a minha saúde e para o meu corpo. Por isso, coloquei como propósito os treinos diariamente. Depois de 20 dias, comecei a gostar da musculação e senti que essa atividade me ajudou muito a controlar a ansiedade. Segui o plano sem o irmão.

Além dessa meta, também me comprometi a outros dois desafios: parar de tomar refrigerante, que consumia todos os dias, e aprender a separar a fome da vontade comer. Encarei o processo com leveza e constância e comecei a perceber que, quanto mais repetia as mesmas coisas todo dia, mais resultados eu tinha.

Não cheguei a mudar completamente o meu cardápio, pois não queria transformar nenhum alimento em vilão. Sabia que o que importava era comer apenas quando tivesse fome e, claro, mantendo o déficit calórico. Sempre soube que um hambúrguer não ia engordar, mas comer o mesmo lanche três vezes na semana, sim.

Ao todo, emagreci 40 quilos de janeiro até setembro daquele ano e acabei ficando estagnada no peso. Resolvi buscar ajuda profissional de uma nutricionista —mas, confesso, só fui seguir de fato o plano alimentar na terceira consulta. Resultado? Emagreci 5 kg em um mês. Ela não mudou tanto meu cardápio, pois eu já me alimentava bem e tinha mais consciência do que deveria comer. Mas ela me ajudou a fracionar a alimentação ao longo de todo dia e isso fez diferença.

bruna ventura 6 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruna compartilhou seu processo de emagrecimento no seu Instagram
Imagem: Arquivo pessoal

Essa mudança de estilo de vida me fez muito bem. Hoje em dia não vivo sem musculação e tenho certeza que isso ajudou a conter a flacidez que ficou por conta do emagrecimento. Sigo treinando de domingo a domingo. Só precisei parar por conta da pandemia, mas mesmo assim não deixei de me exercitar no prédio e em casa.

Claro que a pandemia trouxe mais ansiedade para o dia a dia e teve um período que notei que voltei a descontar esses sentimentos na alimentação. Mas percebi rapidamente e parei o que estava fazendo, retornando para o equilíbrio. Tenho consciência de que esses momentos acontecem, o importante é não deixar que seja sempre.

bruna ventura  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruna Ventura já perdeu ao todo 45 kg
Imagem: Arquivo pessoal

Hoje, não tenho um objetivo de peso, mas sim de continuar mantendo um estilo de vida saudável aliando alimentação equilibrada e atividade física. Ao todo, já perdi 45 kg —passei de 113 kg para 68 kg— e quero continuar treinando para ter um corpo mais definido. No fim do ano passado, fiz uma cirurgia reparadora para tirar o excesso de pele na região dos seios e colocar uma prótese. No futuro, também quero fazer uma reparação no abdome."