Topo

Covid: Butantan encontra 2 novas linhagens derivadas da delta em São Paulo

Coronavírus Imagem: Reprodução

Do VivaBem, em São Paulo

30/11/2021 17h11

Pesquisadores do Instituto Butantan e colaboradores descobriram duas novas linhagens da covid-19 derivadas da variante delta em São Paulo. A conclusão aparece em um estudo preliminar publicado hoje.

Essas mutações não têm ligação com a variante ômicron, detectada pela primeira vez na África do Sul na semana passada.

Segundo os cientistas, provavelmente essas linhagens se originaram no Brasil. Entretanto, ainda não se sabe como elas se disseminaram no estado de São Paulo e o potencial impacto delas no processo de vacinação.

Até o momento, mais de 120 variações da mutação delta, que é predominante no país, foram registradas. Para os cientistas, que a cepa tenha se espalhado pelo país sem um crescimento exponencial no número de novos casos, mostra a eficácia da campanha de imunização contra covid-19.

Até ontem, 133,1 milhões de brasileiros já haviam recebido as duas doses da vacina contra covid-19 —o equivalente a 62,44% da população.

Os autores apontam que a descoberta dessas novas linhagens mostra a necessidade de monitorar o perfil genético do vírus e a mutações sofridas por ele, que tem o potencial de impactar a eficácia da vacinação e as políticas de saúde pública.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Covid: Butantan encontra 2 novas linhagens derivadas da delta em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


VivaBem