Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Dia da Gentileza: ser gentil reduz ansiedade e traz sensação de felicidade

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

13/11/2021 10h49

Você já reparou que ajudar o outro traz uma sensação boa, de bem-estar? A explicação para isso está na evolução do cérebro e da raça humana.

"Quando pensamos em nossa evolução, o sucesso dos hominídeos coletores e caçadores dependeu muito do trabalho em equipe. A cooperação entre os indivíduos diminuiu a violência e garantiu uma melhor distribuição dos alimentos", diz Livia Ciacci, neurocientista do Método Supera - Ginastica para o cérebro. Segundo ela, a partir daí o cérebro foi moldado para o processamento social e desde então os relacionamentos construídos em afeto e carinho exercem muitos efeitos psicológicos e fisiológicos positivos, modulando os circuitos cerebrais e a expressão de genes.

"Se uma pessoa chega a uma cidade nova e começa a fazer amigos, aqueles que mais demonstrarem afeto e cuidado vão causar a liberação de substâncias no seu sistema nervoso e criar confiança e bem-estar —o mesmo acontece no cérebro dessa pessoa que se dispôs a ajudar", diz Ciacci.

Ansiedade e sensação de bem-estar

Os benefícios da gentileza já foram demonstrados em estudos. Em 2015, por exemplo, uma pesquisa realizada na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), pacientes que estavam em tratamento para a ansiedade foram convidados a praticar um ato de gentileza por dia. Após quatro semanas, todos os pacientes estavam mais relaxados, com os níveis de dopamina e serotonina (hormônios da felicidade) mais elevados.

Outro estudo desenvolvido pela Harvard Business School avaliou a felicidade em 136 países e apontou que as pessoas altruístas são as mais felizes em geral. A pesquisa mostrou que a satisfação sentida após um ato gentil tem esse efeito consistente na felicidade, pois gestos de gentileza acionam a liberação de dopamina, que promove euforia positiva.

Está difícil ser gentil?

Nem sempre é fácil ser gentil com os outros, mas com um olhar mais apurado é possível caminhar em direção a esse sentimento. "É importante lembrar que, antes de ser gentil com as pessoas, precisamos ter um olhar mais carinhoso com nós mesmos. O autoconhecimento é uma jornada que não pode ser substituída, mas que proporciona bons e sólidos frutos", diz a psicóloga e especialista em treino cognitivo do Supera - Ginástica para o cérebro, Barbara Berwanger.

A especialista enumerou 10 dicas para colocar a gentileza em prática no dia a dia:

  1. Não tenha medo de elogiar: um elogio sincero pode transformar o dia de uma pessoa;
  2. Ouça mais: ser um bom ouvinte é uma característica positiva que pode trazer bons frutos para a sua vida;
  3. Tenha empatia: quando paramos para pensar que todos estão passando por alguma dificuldade, nosso senso de empatia aumenta consideravelmente;
  4. Seja "gratuito": não coloque tudo na perspectiva do "o que eu vou ganhar com isso?";
  5. Sorria: certamente você já conheceu alguém que cativa o ambiente apenas com sua presença. Sorrir abre portas e destrava processos de forma simples e certeira;
  6. Mostre interesse: já parou para pensar quanta diferença fazemos na vida das pessoas quando nos mostramos abertos ao que elas vivem?
  7. Peça desculpas: todos nós temos orgulho, e isso precisa ser trabalhado. Aprender a se desculpar e se retratar, é uma forma segura de manter uma postura mais aberta as pessoas;
  8. Pequenos gestos para o dia a dia: quando falar com alguém, procure olhar nos olhos, acostume-se a dizer "obrigado", diga a verdade com caridade e amor;
  9. Abandone o julgamento: não jugar é um dos maiores desafios humanos e muitas vezes acontece de forma automática. Observe mais seus pontos de julgamento e faça um esforço para abandoná-los;
  10. Tenha coragem: em um mundo cada vez mais digitalizado, estamos cada vez mais fechados em nós mesmos. A gentileza nos aproxima do outro e isso por vezes nos trará medo. A coragem é um importante recurso para se aventurar na gentileza.