Topo

Alimentação pode piorar acne? Veja como dieta influencia o problema

Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

13/11/2021 04h00

Resumo da notícia

  • A acne ocorre por causa de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos, que bloqueiam os poros
  • O problema é multifatorial, mas pesquisas apontam que alguns alimentos influenciam sua gravidade
  • A recomendação é manter uma alimentação equilibrada, com menos gordura e açúcar

Quem nunca se olhou no espelho pela manhã e se surpreendeu com uma espinha no rosto? Bastante comum em adolescentes, a acne (espinhas e cravos) também afeta os adultos, principalmente as mulheres por questões hormonais.

O problema ocorre por causa de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos (estruturas onde os pelos surgem), que são obstruídos pela oleosidade e células mortas da pele. Com o entupimento dessas glândulas, forma-se o cravo. Quando essa secreção vai acumulando e inflamando o local, forma-se uma espinha.

Sabe-se que o surgimento da acne depende de muitos fatores, e a alimentação pode ser um deles. Entretanto, de acordo com Andrea Pereira, nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein, ainda há poucas pesquisas científicas que apontem uma associação direta entre as famosas espinhas e a nutrição. Isso ocorre por conta da dificuldade em realizar estudos controlados.

No entanto, a especialista reforça que manter uma alimentação equilibrada, com menos gordura e açúcar reduz a gravidade da acne. "É interessante observar que as populações ocidentais, com dietas ricas em produtos lácteos, alto teor glicêmico e de gorduras, são mais acometidas por cravos e espinhas do que as orientais, que consomem mais peixes e vegetais", diz.

Mas além de se atentar para a dieta, se a acne estiver muito forte e incômoda, vale fazer um tratamento com medicamentos específicos indicados por um dermatologista, até mesmo para evitar cicatrizes, explica Walter Refkalefsky, dermatologista, pesquisador da UFPA (Universidade Federal do Pará) e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O que diz a ciência?

Um estudo publicado na revista científica Jama Dermatology avaliou mais de 24 mil adultos e suas escolhas alimentares por um dia. Os pesquisadores concluíram que aqueles que apresentaram mais espinhas consumiam alimentos gordurosos em grandes quantidades, incluindo leite e carne, além de muito açúcar.

Entretanto, a pesquisa não comprovou que a dieta realmente causou a acne ou que as mudanças alimentares seriam benéficas para reduzir a gravidade do problema.

Já uma revisão de estudos publicada no American Journal of Clinical Dermatology mostrou que pessoas com acne que consumiam alimentos com baixa carga glicêmica (como cereais integrais) apresentavam menos o problema em comparação a indivíduos que realizavam dietas de alta carga glicêmica (como farinha refinada e produtos industrializados).

Sendo assim, vale destacar que, apesar de não existir uma alimentação específica para combater a acne, alguns alimentos aumentam o quadro inflamatório do organismo e a oleosidade do corpo.

"As publicações científicas atuais já mostram que a dieta influencia a pele. Alimentos que inflamam o intestino agravam os quadros de acne, principalmente se a pessoa tem predisposição genética", explica Valeria Zanela Franzon, dermatologista e professora da Escola de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Por conta disso, é recomendável evitar alguns itens e acrescentar outros para melhorar o aspecto da pele. A seguir, veja quais são as recomendações.

Acrescente no prato

Imagem: Gregor Moser/Unsplash

Peixes

É importante incluir na dieta alimentos como peixes "gordos", que são fontes de ômega 3. Eles diminuem a inflamação das células que bloqueiam os poros, e consequentemente, causam a acne. Aposte em salmão, bacalhau, atum e sardinha.

Imagem: iStock

Frutas, verduras e leguminosas

Vegetais são alimentos recomendados no dia a dia, mas, no caso de quem tem acne, esses itens são benéficos por terem fibras, baixo índice glicêmico e carboidratos complexos. Varie bastante nas opções para evitar a monotonia alimentar.

Imagem: iStock

Oleaginosas

Consumir oleaginosas como nozes ou castanhas ajuda a manter a pele saudável ao regular o metabolismo e os níveis hormonais. Isso porque elas contêm zinco, mineral que atua na diminuição da produção de sebo, um dos principais desencadeadores da acne. Além disso, esses alimentos contêm ômega 3.

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Chá verde

Uma dieta rica em antioxidantes ajuda a controlar a produção de sebo e auxilia no controle da oleosidade da pele. O chá verde é considerado uma bebida antioxidante, sendo assim, neutraliza as toxinas prejudiciais do corpo e reduz a inflamação.

Imagem: iStock

Iogurte com probióticos

Por oferecer bactérias benéficas ao organismo, o consumo regular de iogurte com probióticos diminui o risco de acne. Esse alimento ajuda a manter o intestino saudável, reduzindo a inflamação, as espinhas e os cravos.

Imagem: iStock

Fibras

Alimentos ricos em fibras são benéficos para quem tem acne porque melhoram o trânsito intestinal. "O intestino quando está mais saudável fica menos inflamado. Vale reforçar que cérebro, intestino e pele estão conectados. É importante ingerir alimentos com fibras e beber bastante água", complementa Franzon. Invista em grãos integrais como aveia.

Melhor evitar

Imagem: iStock

Leite de vaca

Alguns tipos de alimentos, como o leite, fazem com que o organismo produza hormônios que atuam sobre as glândulas sebáceas. O leite também aumenta a quantidade de açúcar no sangue e a insulina e, consequentemente, a inflamação do organismo e a produção de oleosidade da pele. Todos esses fatores desencadeiam um quadro de acne.

"Ele é rico em proteínas e compostos que estimulam justamente o desenvolvimento do bebê, mas estes itens podem estimular o funcionamento das glândulas e desencadear mais acnes em adultos", explica Refkalefsky.

Um estudo realizado em crianças, adolescentes e adultos jovens associou o consumo de leite e derivados com o surgimento das espinhas. Por isso, para quem tem o problema, vale a pena, sempre que for possível, substituir o leite por bebidas vegetais.

Imagem: Istock

Carboidratos simples

O consumo elevado de carboidratos de alto teor glicêmico tem sido associado à acne, obesidade e ao aumento da insulina no organismo. Nesses casos, é melhor optar por carboidratos complexos como arroz, pães e macarrão integrais. Evite doces refinados e pães de farinha branca.

Imagem: Getty Images/Science Photo Libra

Chocolate ao leite

Considerado o inimigo número um da acne, o chocolate ao leite realmente aumenta o risco do problema por conta das gorduras, leite e açúcar em excesso. Sem contar que ele tem um alto índice glicêmico, o que deixa o corpo mais inflamado.

O ideal é optar por chocolate com, no mínimo, 70% de cacau e baixo teor de açúcar e maneirar na quantidade: 25 g ao dia (ou cerca de dois quadradinhos) é o suficiente.

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bebidas alcoólicas

Ingerir álcool com frequência pode piorar a gravidade da acne. "Sabe-se que os hábitos de vida estão diretamente relacionados com o problema. Pessoas estressadas, que consomem mais álcool e cigarros tendem a ter mais espinhas", afirma Franzon.

Imagem: iStock

Fast-food

Apesar de saborosos, alimentos como hambúrgueres, cachorros-quentes e batatas fritas, também estão relacionados com a piora dos quadros de acne. Esses itens estão repletos de gorduras e conservantes.

Uma pesquisa realizada com mais de 5 mil adolescentes e adultos apontou que quem mantinha uma dieta rica em gorduras aumentou em 43% as chances de ter acne. Já em relação ao consumo regular de fast-food, o risco subia 17%.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alimentação pode piorar acne? Veja como dieta influencia o problema - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alimentação