Topo

EUA: produto para amaciar plásticos é encontrado em lanches de fast-foods

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

06/11/2021 17h09

Um estudo preliminar realizado por pesquisadores da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, revelou que foram encontradas pequenas quantidades de produtos químicos nocivos em hambúrgueres, batatas fritas, nuggets de frango, burritos de frango e pizza de queijo nos restaurantes fast-foods mais populares do país.

Ao todo foram encontrados 10 dos 11 produtos químicos potencialmente perigosos nas amostras, incluindo ftalatos, usados para tornar os plásticos macios e conhecidos por perturbar o sistema endócrino. A equipe também encontrou outros plastificantes que estão surgindo como substitutos dos ftalatos. Os resultados foram publicados no Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiologydia em 27 de outubro de 2021.

"Descobrimos que os ftalatos e outros plastificantes são comuns em alimentos preparados disponíveis nas cadeias de fast-food dos Estados Unidos, uma descoberta que significa que muitos consumidores estão recebendo um lado de produtos químicos potencialmente prejudiciais à saúde junto com suas refeições", disse Lariah Edwards, principal autor do estudo.

"São necessários regulamentos mais rígidos para ajudar a manter esses produtos químicos prejudiciais fora do fornecimento de alimentos", alerta.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas avaliaram amostras de 64 itens de fast-foods das redes mais famosas de hambúrgueres, pizza e de comida mexicana (Taco Bell e Chipotle). Eles também investigaram três pares de luvas de manipulação de alimentos não utilizados.

Quais foram os resultados?

  • Em 81% das amostras foram encontrados um ftalato denominado DnBP --associado a asma--, e 70% continham DEHP. Ambos produtos são ligados a problemas reprodutivos. Esses ftalatos também podem aumentar o risco de distúrbios de aprendizagem, atenção e comportamento na infância;
  • 86% dos alimentos continham o plastificante substituto conhecido como DEHT, um produto químico que precisa de mais estudos para determinar seu impacto na saúde;
  • Alimentos contendo carnes, como cheeseburgers e burritos de frango apresentaram níveis mais elevados dos produtos químicos estudados. As luvas coletadas nos mesmos restaurantes também continham produtos químicos;
  • Já as pizzas de queijo apresentaram os níveis mais baixos da maioria das substâncias testadas.

Vale lembrar, porém, que nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) não regulamenta as concentrações dessas substâncias nos alimentos.

Além disso, outros estudos já haviam detectado essas substâncias em alimentos de países como México, Canadá e China. Aqui no Brasil, o uso de plastificantes é regulado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por que esse estudo é importante?

Especialistas do mundo inteiro seguem alertando para o alto consumo de alimentos ultraprocessados que trazem diversos malefícios para a saúde. Contudo, não precisa sempre dispensar a pizza ou não comer um lanche que gosta. O segredo é ter moderação.

O estudo, portanto, reforça a importância do que colocamos no prato mas, principalmente, a quantidade. Afinal, com tantas variedades disponíveis que enchem os olhos é difícil não se expor a esses alimentos em algum momento.