Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dá para pegar micose do xixi de outra pessoa, como disse a peoa Aline?

No banheiro, o mais comum é a proliferação do fungo de unha e da pele, que provoca as frieiras nos pés -
No banheiro, o mais comum é a proliferação do fungo de unha e da pele, que provoca as frieiras nos pés

Colaboração para o VivaBem*

29/10/2021 15h18

Aline Mineiro, peoa de "A Fazenda 13" (RecordTV), fez um alerta sobre a sujeira no banheiro da sede. Segundo a ex-panicat, ela já pegou micose no pé por causa da urina de outros peões.

"Amiga, posso te dar um alerta? Eu peguei micose no pé aí, a Val pegou um problema no dedo também porque o pessoal faz xixi aí. Tudo acontece aí, entendeu? Meu pé, eu nunca tive nada. Põe chinelinho", afirmou, enquanto Valentina Francavilla se aproximava do box do banheiro.

De acordo com a dermatologista Natasha Crepaldi, professora do curso de medicina da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e membro da AAD (American Academy of Dermatology), a urina humana costuma ser estéril e não transmite fungos ou bactérias. Ou seja, o xixi não transmite micose. Mas realmente há grande risco de contrair a doença no box. "O que ocorre é que a região úmida do banheiro é mais suscetível à proliferação fúngica, pela umidade e pouca luz, sendo um local de contaminação frequente", explica.

Rosane Orofino, coordenadora do Departamento de Micologia da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), destaca que os fungos que têm como habitat o ser humano, chamados de antropofílicos, sobrevivem bem nas escamas invisíveis da pele, em especial nos pés. "Locais em que frequentamos descalços, como chuveiros coletivos, vestiários, piscinas e tatames de academia de ginástica podem transmitir o fungo pelo contato, causando a dermatofitose —conhecida como tinea, tinha, pé de atleta ou frieira", explica.

Segundo Crepaldi, é indicado o uso lisofórmio (tipo de desinfetante) para a limpeza dos banheiros e de outros ambientes em que muitas pessoas ficam descalças. "O produto também pode ser usado no enxágue das meias e para espirrar dentro dos sapatos."

O que é micose?

As micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e áreas mais úmidas do corpo. Elas são mais frequentes na pele sem pelo, como pés, e nas virilhas. Elas também podem ocorrer no pescoço, na face, nos braços, nas mãos, no tórax e nas pernas. A micose não perdoa a falta de cuidados com a higiene, como não secar bem nas dobras e no meio dos dedos, o que deve ser feito com toalha ou secador frio.

Tipos de micose

Pitiríase versicolor: apresenta-se clinicamente como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Ocasionalmente, podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor.

Tineas (tinhas): manifestam-se como manchas vermelhas de superfície escamosa, crescem de dentro para fora, com bordas bem delimitadas, apresentando pequenas bolhas e crostas. O principal sintoma é coceira.

Candidíase: pode se manifestar de diversas formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos ("sapinho"); lesões fissuradas no canto do canto da boca (queilite angular) mais comum no idoso; placas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais (inframamária, axilar e inguinal), ou envolver a região genital feminina (vaginite) ou masculina (balanite), provocando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal esbranquiçada.

Onicomicoses: geralmente a unha se descola do leito e se torna mais espessa. Pode também haver mudança na coloração e na forma.

Frieira

A frieira é uma micose que se manifesta na pele dos pés, em geral, entre os dedos, mas pode afetar qualquer outra parte do corpo, como as virilhas e o couro cabeludo —nesses outros locais, ela terá outro nome, porém

A doença decorre da proliferação de fungos, como os dermatófitos (Trichophyton rubrum, em 70% dos casos), que se proliferam com muita facilidade, especialmente em ambientes úmidos e abafados.

Caso você seja um atleta e já relacionou um dos nomes da enfermidade à prática de esportes, saiba que para o seu desenvolvimento é necessária a soma de dois fatores: a presença do fungo e a predisposição para desenvolvê-la.

Pisar descalço em locais contaminados ou compartilhar calçados com pessoas que tenham micose podem desencadear a frieira. Mas outras situações também propiciam a infecção:

  • Ter os dedos dos pés muito próximos uns dos outros;
  • Permanecer por longo tempo com o mesmo calçado;
  • Suar excessivamente nos pés (hiperhidrose);
  • Usar sapatos sem meias;
  • Deixar de trocar as meias todos os dias;
  • Descuidar da higiene dos calçados;
  • Não secar os pés corretamente após o banho.

Como saber se estou com frieira

O sinal mais conhecido da frieira é aquela fissura que se instala entre os dedos, deixando a pele avermelhada, e que pode até sangrar. Contudo, é bastante comum o acometimento da sola e da lateral dos pés, o que leva a uma descamação --fina a grosseira -- que, por vezes é interpretada como ressecamento, podendo ou não ser acompanhada de coceira.

Prevenção

  • Usar somente o próprio material ao ir à manicure
  • Secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés
  • Evitar o contato prolongado com água e sabão
  • Evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas
  • Não ficar com roupas molhadas por muito tempo
  • Não compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, pois esses objetos podem transmitir doenças
  • Não usar calçados fechados por longos períodos e optar pelos mais largos e ventilados
  • Evitar roupas muito quentes e justas e aquelas
  • Use meias de algodão, capazes de absorver a umidade, e somente coloque-as ao certificar-se de que os pés estão secos
  • Adote o uso de talco antisséptico. A quantidade deve ser suficiente para que, ao chegar em casa, à noite, ainda exista um pouco de talco entre os dedos

Como tratar frieiras

O tratamento corresponderá à gravidade do quadro e ao tipo de fungo identificado, bem como à eventual presença de outras doenças. Geralmente, os médicos recomendam antifúngicos tópicos (pomadas, soluções líquidas) e até orais (comprimidos). A maioria das pessoas apresenta alívio dos sintomas em poucos dias e, em geral, em duas semanas, o problema já se resolveu. Mas atenção: a terapia poderá ser mais demorada e até ineficaz caso não sejam adotadas mudanças comportamentais com os pés e os calçados.
*Com informações de matérias dos dias 07/05/2019 e 23/11/2020