Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Por que definir o corpo em dois meses, como Haydn Holden, é tão difícil?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

28/10/2021 12h19

Se você também se impressionou ao ver a transformação corporal de Haydn Holden, que atuou em "Coronation Street", saiba que não está sozinho.

As fotos de "antes e depois" compartilhadas em seu Instagram deixou os fãs surpresos não só pela diferença na definição dos músculos, mas pelo breve tempo em que ele a conquistou: de acordo com Holden, foram apenas dois meses de dieta regrada e treinos intensos.

O ator não menciona, por exemplo, se usou alguma substância que tenha ajudado a acelerar os resultados, mas de acordo com Renato Zucchi, médico do esporte pela SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), há outros fatores que podem ter facilitado os ganhos.

"O fato de um ator poder dedicar-se exclusivamente para uma transformação como essa, por ter um contrato em jogo ou um teste para papel, por exemplo, é favorável. Também é provável que ele já tivesse alguma memória muscular e conhecesse os movimentos de treino, o que torna o processo mais fácil do que para alguém começando do zero. Por fim, luz e posição da foto, maquiagem e óleos no corpo deixam os músculos em maior evidência."

Por que o processo é mais demorado para a maioria das pessoas?

Para que alguém consiga exibir músculos definidos, explica o médico, vai depender de ter baixa porcentagem de gordura e volume muscular que faça esse músculo ser aparente. "Chegar nessa porcentagem exige sacríficos maiores do que só que perder gordura —restrição calórica e treinos muito intensos", diz.

Geralmente é necessário meses de dedicação Para que o organismo responda a um processo como esse, e o tempo pode variar de acordo com o histórico de saúde de cada pessoa (se tem alguma comorbidade e se o metabolismo é mais lento, por exemplo), e por fatores como sono de qualidade, ter uma boa saúde mental (já que até o estresse pode atrapalhar os ganhos), além da disposição em manter o estilo de vida —para resultados duradouros e mais visíveis, como o do ator, pessoas abdicam de eventos sociais que envolvem comidas e bebidas específicas e acabam focando muito nos objetivos fitness, o que também pode prejudicar a saúde mental.

"Muitas pessoas acreditam que vão treinar dois meses e ficarão desse jeito, com gominhos no abdômen, e se frustram quando percebem que não é assim que funciona. O ganho muito rápido também não costuma ser muito duradouro, então o melhor é ter paciência para alcançar os objetivos", afirma Zucchi.