Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pandemia afetou a pele de 30% dos entrevistados, mostra pesquisa global

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo*

09/10/2021 14h36

A pandemia mudou quase todos os aspectos da vida das pessoas e os cuidados com a pele não foram exceção. De acordo com uma pesquisa global da CeraVe, marca de hidratação e limpeza, conduzida online pelo Instituto Ipsos em 23 países e com 10 mil entrevistados, 64% das pessoas em todo o mundo dizem que suas rotinas de limpeza de pele mudaram no último ano.

A pele sempre demonstra que está sofrendo com os nossos hábitos de saúde, como beber pouca água, ingerir alimentos gordurosos, além de estar ansioso e estressado, ela perde viço e a temida acne pode aparecer. Por isso, a limpeza facial adequada é a base de qualquer rotina de cuidados com a pele, e é fundamental fazê-la de maneira certa e não prejudicar a barreira natural.

Segundo a pesquisa, apenas 11% das pessoas receberam informações sobre limpeza da pele através de um dermatologista em 2020, e a maioria delas contou com a família e amigos, imprensa e redes sociais, para aumentar o seu conhecimento sobre limpeza facial e escolhas de rotina.

Embora essas fontes possam ser muito apreciadas, muitas vezes elas não têm a autoridade e a experiência de um dermatologista, o que pode tornar ainda mais difícil distinguir informações confiáveis de meras opiniões ou experiências individuais.

"É importante que os pacientes consultem seu dermatologista para selecionar um produto de limpeza da pele com pH balanceado, sem fragrância e com ingredientes calmantes, para que não prejudiquem a barreira da pele", afirma Ted Lain, dermatologista de Austin, no Texas (EUA).

Principais resultados

A pesquisa descobriu que a grande maioria (90%) das pessoas relatou que sua vida diária foi afetada pela pandemia e 30% experimentaram mudanças na saúde geral da pele, devido a fatores relacionados à pandemia.

Embora 60% das pessoas acreditem que o aconselhamento do dermatologista beneficiaria sua pele, apenas 11% receberam informações através de dermatologistas sobre a limpeza facial adequada durante esse período. Na verdade, 37% dos entrevistados não pensaram em pedir conselhos de limpeza facial ao visitar um dermatologista.

A seguir estão os equívocos e comportamentos comuns que podem resultar em uma barreira da pele danificada:

  • 69% dos entrevistados usam água quente e morna para limpar o rosto
  • 67% dos entrevistados não usam produtos de limpeza da pele com pH balanceado
  • 42% dos entrevistados usam apenas água para limpar o rosto
  • 31% dos entrevistados se sentem "limpíssimos" após a limpeza, o que pode indicar uma barreira cutânea prejudicada
  • 30% dos entrevistados acham que a limpeza não pode ajudar a restaurar a barreira da pele

Cuidado com receitas caseiras

Em tempos de isolamento físico, recorrer a receitas caseiras muitas vezes parece a melhor solução para manter rosto e pele do corpo bem cuidados. Mas a solução que parece mágica e barata pode trazer complicações dermatológicas, como irritações, alergia e até manchas.

"Cada pessoa tem um tipo de pele e uma necessidade específica que receitas caseiras não vão atender. Além disso, as porções não são exatas e cada um faz do jeito que quer", explica Beni Grinblat, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Para manter a pele do rosto bem cuidada bastam três cuidados, explica o médico: limpeza, hidratação e proteção solar. "Para isso, a escolha de um bom sabonete, do hidratante ideal para o tipo de pele e o uso diário do protetor são suficientes. Há produtos bons no mercado para todos os tipos de bolso e nem sempre o mais caro é melhor. Para que inventar em casa se pesquisadores e especialistas já fizeram isso e já testaram?", relembra o médico.

A limpeza pode ser feita com sabonete, água micelar ou produtos específicos para isso. "Mas no dia a dia, quando o rosto não tem maquiagem, água e sabonete resolvem bem", continua Grinblat.

O médico do Einstein explica que manter a pele hidratada é importante para mantê-la jovem e protegida contra agressões externas, como a poluição e o vento, por exemplo. "A hidratação ajuda a manter a barreira cutânea, protegendo a pele. Ela previne o envelhecimento precoce, contribui para a preservação do colágeno, deixando-a macia, luminosa e elástica", continua. A escolha do produto deve levar em conta o tipo de pele.

O terceiro passo é uso do protetor solar. Indispensável no verão, no inverno e até para quem está trabalhando em casa. Isso porque é ele quem atua no combate ao envelhecimento precoce da pele, previne o câncer e o aparecimento de manchas.

*Com informações de reportagem de 04/08/2020.