Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


'Só descobri TDAH aos 36': estereótipos prejudicam diagnóstico em mulheres

iStock
Imagem: iStock

Gabriele Maciel

Colaboração para o VivaBem

02/10/2021 04h00

Imagine a cena a seguir: uma mulher estaciona seu carro e sai com a mochila do notebook e uma bolsa. Ao perceber que o automóvel não se encaixa à vaga, a mulher resolve manobrá-lo novamente. Quando se dá por satisfeita, ela sai do veículo e procura suas coisas. Depois de algum tempo atordoada, se agacha e experimenta uma sensação de terror: a mochila e a bolsa foram esmagadas!

O relato verídico é um dos tantos episódios que marcaram a vida desta repórter que, somente depois de muitas trapalhadas e com 36 anos, foi diagnosticada com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Aí você pode pensar: "Foi só uma distração" ou "Todo mundo comete enganos". Bem, no caso do portador de TDAH, esses fatos são muito corriqueiros e envolvem sofrimento psíquico e social.

O transtorno, que tem causa neurobiológica, quase sempre é associado à agitação, impulsividade e agressividade, mas em meninas e mulheres esses fatores nem sempre ocorrem. "Nelas, o fator desatenção é mais predominante. São quietas, sonhadoras e que durante a aula na escola ficam com a cabeça no mundo da Lua", afirma a médica psiquiatra Katia Beatriz Correa e Silva, membro da diretoria da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção).

Essas meninas passam despercebidas nas escolas, em suas casas e também nas pesquisas científicas, que embora tenham evoluído bastante ao longo do tempo, não abarcaram o gênero feminino, segundo artigo publicado em 2020 na revista científica BMC Public Health. O consenso, que é assinado por 21 especialistas, reconhece que atitudes estigmatizantes para o TDAH ainda desempenham um papel clínico de resultado importante, deixando anualmente milhões de meninas e mulheres sem o diagnóstico.

criança; procrastinação; escola; estudo; foco  - iStock - iStock
Na infância, é mais comum meninos terem TDAH, mas na fase adulta ocorre a paridade entre os gêneros
Imagem: iStock

A questão do gênero no diagnóstico

Estima-se que 5% das crianças e 3% dos adultos no mundo tenham TDAH. O transtorno, que tem início ainda na infância, pode persistir ou não na idade adulta, comprometendo o funcionamento do indivíduo em vários setores da vida. Enquanto na infância há prevalência de até quatro meninos para cada menina diagnosticada, na fase adulta ocorre a paridade entre os gêneros.

Acontece alguma coisa no desenvolvimento, que ainda não está claro nas pesquisas, que a proporção vai se igualando. Uma das hipóteses é a de que ao não serem reconhecidas e tratadas de maneira precoce, os sintomas tendem a perdurar na vida adulta". Luís Augusto Rohde, professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e coordenador do Programa de TDAH do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

O artigo-consenso dispõe ainda que meninas tendem a desenvolver estratégias compensatórias ao TDAH devido a normas sociais. "Elas se esforçam para inibir o comportamento hiperativo, impulsivo e desorganizado porque entendem que tais atitudes violam a feminilidade esperada", relata o doutor em neuropsiquiatria e ciências do comportamento pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Amaury Cantilino da Silva Junior, que também é vice-coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Quando as demandas sociais e de trabalho aumentam, essas mulheres não diagnosticadas acabam adoecendo e chegam aos consultórios psiquiátricos quase sempre por conta de uma comorbidade, como transtorno depressivo, ansioso, pelo uso de substâncias, entre outros. "Nosso público chega carregado de estigmas como lentos, muito agitados, desinteressados, que têm muita rotatividade nos seus empregos, esquecidos etc. E todas essas dificuldades oriundas do TDAH deixam algumas inscrições que dificultam a busca pelas causas", revela a psicóloga Ana Clara Leite, do ATAI (Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade) do Hospital de Saúde Mental da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Comprometimentos causados pelo TDAH, segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção:

  • Dificuldades de relacionamento pela baixa autoestima;
  • Problemas profissionais, como mudanças frequentes de trabalho, demissões e nível de realização abaixo da sua capacidade;
  • Maior predisposição a transtornos por uso de álcool e drogas;
  • Tendência em se envolver a vários tipos de acidentes, principalmente de trânsito;
  • Maior risco de desenvolver outros transtornos, como depressão, transtornos ansiosos etc.

Relatos de descoberta tardia

O atraso no diagnóstico, mesmo quando os sintomas já apareciam na infância, é uma queixa frequente nos grupos formados por mulheres com TDAH nas redes sociais. Em um deles, formado por mais de 200 mulheres, elas se mostram indignadas com a descoberta tardia do transtorno e muitas só se reconheceram TDAH depois do diagnóstico de um filho, já que a doença tem forte fator hereditário. Esse é o caso da médica veterinária Ludmila Araújo, de 32 anos. "Eu ensino a minha filha que ela tem uma pecinha na cabeça que não funciona direito. Eu gostaria que tivessem falado comigo também, porque se eu soubesse teria evitado muitas frustações".

Bruna Madureira - matéria TDAH - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruna Madureira descobriu que tinha TDAH aos 25 anos
Imagem: Arquivo pessoal

A arquiteta Bruna Madureira, que foi diagnosticada aos 25 anos, conta que nunca ninguém desconfiou que ela tivesse TDAH, porque sempre foi quieta e porque, apesar das dificuldades de aprendizagem, se esforçava muito para não decepcionar os pais. "Passei muito tempo da mina vida trancada em casa, não me entendia, perdi oportunidades por falta de foco e cheguei a tentar suicídio por duas vezes porque não dei conta da faculdade", diz.

Já para a empresária Danielle Martins, 44, o diagnóstico, recebido há menos de um ano, foi terapêutico. "As coisas se encaixaram e passei a entender muitas coisas que me aconteceram. Tendo consciência do TDAH, eu consigo ter mais foco".

Identificação e tratamento

Pesquisas já demonstraram que o cérebro de uma pessoa com TDAH têm alterações na região frontal. Entretanto, não há um exame que revele o transtorno e o diagnóstico é apenas clínico, feito por um médico psiquiatra que leva em conta os critérios que foram estabelecidos pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), da Associação Psiquiátrica Americana, e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). "Nas doenças mentais não existe um marcador biológico, então o que vai distinguir um indivíduo hiperativo ou desatento daquele portador do TDAH é a intensidade e frequência dos sintomas, além do fato de eles causarem prejuízo funcional", explica Rohde.

O tratamento para o transtorno envolve o uso de medicamentos psicoestimulantes que atuam sobre o neurotransmissor dopamina, ajudando no funcionamento cerebral e reduzindo sintomas de distração e hiperatividade. Por outro lado, a psicoterapia cognitivo-comportamental ajuda a paciente a mudar padrões de comportamento.

Vem aí a 2ª Semana da Saúde Mental VivaBem

    Na pandemia, a saúde mental do brasileiro piorou. Incertezas e mudanças na rotina geradas pelo coronavírus, o isolamento social, o sedentarismo, entre outras situações, resultaram no aumento do estresse, da ansiedade e de outros transtornos.

    O Brasil, que antes da pandemia já era o primeiro em casos de ansiedade do mundo, tornou-se o país com maior número de deprimidos na quarentena. Falar sobre o assunto é o primeiro passo para tratar esses problemas e encontrar equilíbrio mental.

    É o que vamos fazer na 2ª Semana VivaBem da Saúde Mental, que será iniciada com um evento ao vivo, exibido no dia 14/10, a partir das 14h, no Youtube e no Canal UOL. Com apresentação da jornalista Mariana Ferrão, o evento terá cinco painéis, em que psicólogos, psiquiatras e convidados especiais vão falar sobre saúde mental sem tabu.

    Fique de olho no Instagram do VivaBem para saber a programação completa do evento, que também será divulgada em breve em nosso site. A 2ª Semana VivaBem da Saúde Mental tem patrocínio de Libbs.