Topo

Conselhos têm pecado ao permitir defesa de tratamento precoce, diz médico

Colaboração para o UOL

22/09/2021 13h33

O médico infectologista Marcos Boulos disse hoje que os conselhos de medicina têm falhado ao permitir a defesa do tratamento precoce por alguns profissionais da saúde.

"Nós temos vários profissionais que defendem esses tratamentos. Por algum segredo que eu não sei qual é, os conselhos de medicina ainda permitem que isso aconteça. É papel do conselho zelar pela parte ética e pelo bem- estar dos paciente. Os conselhos têm pecado".

A afirmação foi feita durante o UOL News, desta quarta-feira (22), que debateu o depoimento do diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, à CPI da Covid.

Batista Júnior é cobrado a explicar se a Prevent Senior pressionou os seus profissionais de saúde a receitar medicamentos do chamado "kit covid" em pacientes com o novo coronavírus. O conjunto de remédios, ineficazes contra a covid-19, inclui a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e a azitromicina.

Segundo Boulos, no contexto atual, é inegável que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu um crime.

"O que o presidente tem falado não é de agora, se a gente for pensar que ele evita usar máscara, fala que pode participar de aglomeração e que evitou comprar vacina. Bastava isso para dizer que ele cometeu um crime contra as pessoas. Essas 600 mil pessoas que morreram, muitas foram por falta de cuidados mínimos, estimulados pelo presidente", afirmou.