Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brasil se tornou a cobaia perfeita para dispersão do coronavírus

Colaboração para VivaBem

14/09/2021 11h09Atualizada em 14/09/2021 11h40

Sem um programa de controle quanto a dispersão do vírus e com a vacinação chegando por último no país, o Brasil se tornou a cobaia perfeita para a dispersão da covid-19, segundo o colunista do VivaBem Gustavo Cabral.

"Como não tivemos um trabalho de força, de Comitê Científico, para controlar a dispersão do vírus, o resultado não poderia ser diferente", disse Cabral para o UOL News sobre o Brasil se tornar, juntamente com a África do Sul, o principal polo de mutações do novo coronavírus no mundo, algo que foi constatado em um artigo científico publicado no periódico Viruses. Produzido por seis cientistas brasileiros, o estudo avaliou a distribuição das mutações nas cinco regiões brasileiras entre março de 2020 e junho de 2021 e as comparou com o restante do mundo.

Brasil está em uma linha tênue entre controlar a pandemia ou voltar para o caos e o próximo mês vai ser crucial para definir o destino do país, segundo o colunista, acrescentando que apesar de ações governamentais e sociais favorecerem o vírus, o crescimento exponencial da vacinação conseguiu reduzir a transmissão. Ontem, o país registrou a menor média móvel de casos de covid-19 desde o dia 20 de maio do ano passado.

"Se não controlarmos a pandemia esse ano, podemos assinar um atestado de burrice", finalizou Cabral.