Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


São Paulo começa a aplicar Pfizer em 165 mil que estão com 2ª dose atrasada

A troca entre as vacinas para aplicação de duas doses foi aprovada pelo Ministério da Saúde  - iStock
A troca entre as vacinas para aplicação de duas doses foi aprovada pelo Ministério da Saúde Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

13/09/2021 09h56

A Prefeitura de São Paulo começa a vacinar na tarde de hoje com doses da Pfizer as pessoas que estão com o esquema vacinal contra covid-19 atrasado pela falta do imunizante da AstraZeneca.

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, confirmou no sábado (11) o recebimento de 165 mil doses da vacina da Pfizer que serão destinadas a esse público.

De acordo com o secretário, as doses serão distribuídas aos postos de saúde, sendo que a previsão de início de aplicação para este grupo específico é hoje à tarde. Poderão se vacinar pessoas que precisariam tomar a 2ª dose da AstraZeneca entre os dias 1 e 15 de setembro e ainda não conseguiram.

O quantitativo, porém, não é suficiente para atender a todo o grupo — ao UOL News, Aparecido estimou que só a capital necessita de 340 mil doses de AstraZeneca para vacinar os atrasados.

No fim de semana, o governo paulista repassou mais 400 mil doses da Pfizer aos municípios para ajudar na cobertura da segunda dose a partir de hoje. Eles também têm permissão para aplicar a Pfizer em caso de falta da AstraZeneca.

A troca entre as vacinas para aplicação de duas doses foi aprovada pelo Ministério da Saúde e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) e Comitê Científico do Estado, além da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso não receba até amanhã 1 milhão de doses da vacina da AstraZeneca do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, que afirma ter direito.

A pasta nega dever essas doses ao estado e afirma que a falta de doses do imunizante para aplicação da segunda dose em São Paulo se deve ao fato de autoridades paulistas terem usado as doses reservadas para a segunda aplicação para acelerar a primeira dose, o que a secretaria de Saúde paulista nega.

Reforço para idosos com mais de 85 anos

Também hoje, a cidade de São Paulo inicia a vacinação contra covid-19 com a dose adicional para idosos com mais de 85 anos que tenham completado o esquema vacinal, com a segunda dose ou dose única, há pelo menos seis meses.

A secretaria da Saúde reforça a obrigatoriedade de apresentar documento de identificação, comprovante de residência na cidade de São Paulo e o cartão de vacinação contra covid-19.

Toda a rede de postos de vacinação da capital está em operação. Os idosos podem procurar uma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) das 7h às 19h, além das AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, que funcionam das 8h às 17h. Pacientes acamados podem receber a vacina em casa pela equipe da UBS de referência.