Topo

'Todo hábito novo demanda energia', diz psiquiatra sobre exercício físico

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

31/08/2021 10h42Atualizada em 31/08/2021 13h40

Por que é tão difícil sair do sedentarismo e incorporar uma atividade física na rotina? O assunto foi tema do UOL Debate realizado nesta terça-feira (31) como parte da campanha de VivaBem Exercício É Remédio. O painel contou com a presença da médica psiquiatra Ana Paula Carvalho, especialista em medicina do estilo de vida; o profissional de educação física Marcio Lui; a apresentadora e modelo Ellen Jabour; e o cozinheiro low carb e MasterChef Leo Santos.

Os convidados compartilharam experiências pessoais sobre a prática de exercícios físicos e falaram também da importância dos exercícios para a saúde física e mental, além de dicas de como vencer o desânimo e começar a se mexer.

A psiquiatra Ana Paula Carvalho ressaltou que o cérebro humano foi programado biologicamente para não gastar energia. Isso explica por que a mente acaba resistindo quando tentamos iniciar uma atividade física. "Todo hábito novo, no início, demanda muita energia do corpo", afirma a médica.

Para não acabar desanimando, ela recomenda manter uma constância de prática e escolher uma modalidade que seja mais estimulante. "Fazer o que se gosta, de preferência no mesmo horário, isso vai firmar o compromisso e fazer o cérebro se adaptar aos poucos", afirma. "A repetição vai se tornar um hábito", completa.

Para Lui, é importante que as pessoas saibam que voltar a treinar ou iniciar uma prática pode ser difícil mesmo para a maioria das pessoas —especialmente para quem não está acostumado ainda a se exercitar. Por isso, é importante respeitar o próprio corpo para não dar um passo maior que a perna e acabar desistindo no meio do caminho.

"Minha recomendação é, neste início, escolher duas ou três atividades diferentes para inserir na rotina", diz o especialista. "Nós vivemos de estímulos e, dessa forma, não caímos na mesmice", afirma.

Exercício é remédio

Essa reportagem faz parte da campanha de VivaBem Exercício É Remédio, que quer ressaltar a importância da atividade física para a saúde e dar dicas e ideias para combater o sedentarismo.

Os conteúdos abordam a importância da atividade física para prevenir e tratar doenças, os sinais que o seu corpo dá quando você não se mexe o suficiente, dicas para tornar o exercício um hábito, além de descobrir qual mais combina com você, cuidados essenciais para começar a se movimentar, inclusive na terceira idade e relatos inspiradores de pessoas que trataram questões sérias de saúde com atividade física. Mas tem muito mais. Confira todo o conteúdo da campanha aqui.

Essa é a terceira campanha de uma série de VivaBem que tem trazido conteúdos temáticos para auxiliar no combate a problemas que muitas pessoas enfrentam no dia a dia e contribuir para que você tenha mais saúde e bem-estar.

A primeira foi Supere a Depressão Pós-Parto, realizada em março; e a segunda foi Tenha Uma Boca Saudável, em junho.