Topo

'Tive sorte de as pessoas me abraçarem na academia', diz Léo Santos

Colaboração para VivaBem

31/08/2021 11h06Atualizada em 31/08/2021 11h13

Léo Santos, cozinheiro low carb e MasterChef, atribui seu sucesso na jornada em busca de saúde ao esforço, sorte e boa recepção das pessoas na academia. O cozinheiro saiu do sedentarismo e, agora, malha quase todos os dias da semana, como contou no UOL Debate dessa terça-feira (31).

"A princípio, o sobrepeso foi meu maior empecilho, acho que todo mundo acima do peso tem uma dificuldade de se aceitar no ambiente de academia. É aquela sensação de que todo mundo ali está satisfeito e eu, pelo menos, tinha um pouco de vergonha de malhar", contou sobre o início da jornada.

Além de Léo, o painel, que é parte da campanha de VivaBem Exercício É remédio, contou com a presença da médica psiquiatra Ana Paula Carvalho, especialista em medicina do estilo de vida; o profissional de educação física Marcio Lui; e a apresentadora e modelo Ellen Jabour.

Apesar do receio de ser julgado no meio atlético, Léo disse que a experiência foi justamente o oposto. "Tive sorte de encontrar uma academia, em que meu personal entendia minha situação, e as pessoas me abraçaram", lembrou. "Isso não acontece sempre, porque a academia pode ser um ambiente tóxico. Mas depois de um mês eu malhava de segunda a sábado", falou.

A academia é um lugar para todas as pessoas, esse estigma que a gente cria de que a academia não é um lugar para uma pessoa com sobrepeso é algo que não existe. As pessoas ali não vão te julgar por estar acima do peso. É um ambiente aparentemente hostil, mas que não é. É algo da nossa cabeça. Léo Santos

O MasterChef começou com caminhadas na rua sozinho e ouviu dos outros que não conseguiria manter o hábito. A psicóloga dele recomendou a entrada na academia para incentivar a rotina e "por exercício ser antidepressivo", como lembrou Léo.

Para ele, a chave foi encontrar prazer na atividade física. "É algo que buscamos sempre, o prazer em situações, até no sedentarismo", explicou. "Às vezes ver uma pessoa animada treinando nos estimula também", falou.

Exercício é remédio

Essa reportagem faz parte da campanha de VivaBem Exercício É Remédio, que quer ressaltar a importância da atividade física para a saúde e dar dicas e ideias para combater o sedentarismo.

Os conteúdos abordam a importância da atividade física para prevenir e tratar doenças, os sinais que o seu corpo dá quando você não se mexe o suficiente, dicas para tornar o exercício um hábito, além de descobrir qual mais combina com você, cuidados essenciais para começar a se movimentar, inclusive na terceira idade e relatos inspiradores de pessoas que trataram questões sérias de saúde com atividade física. Mas tem muito mais. Confira todo o conteúdo da campanha aqui.

Essa é a terceira campanha de uma série de VivaBem que tem trazido conteúdos temáticos para auxiliar no combate a problemas que muitas pessoas enfrentam no dia a dia e contribuir para que você tenha mais saúde e bem-estar.

A primeira foi Supere a Depressão Pós-Parto, realizada em março; e a segunda foi Tenha Uma Boca Saudável, em junho.