Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Cauã Reymond mostra abdome definido; qualquer um pode chegar lá?

Reprodução / Instagram @cauareymond
Imagem: Reprodução / Instagram @cauareymond

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

30/08/2021 12h32

Cauã Reymond virou assunto nas redes sociais durante o fim de semana após divulgar, em seu Instagram, fotos dele apenas de bermuda e com a barriga definida à mostra.

O ator acabou arrancando elogios de fãs e famosos —alguns, como Otaviano Costa, fizeram brincadeiras com as imagens e chegaram a fazer algumas montagens com a foto trocando o rosto.

Mas quem acompanha o ator há tempos sabe que nada disso é novidade: Cauã sempre foi ativo fisicamente e compartilha diversas vezes imagens dele durante ou após algum treino. A questão que não quer calar, no entanto, é outra: afinal, qualquer pessoa pode ter esse abdome definido?

Veja bem...

A resposta a essa pergunta depende de alguns fatores. De maneira geral, as pessoas podem, sim, alcançar um abdome definido, mas não exatamente igual ao do ator. Isso porque cada corpo é único e tem características específicas como, por exemplo, onde acumula mais gordura na hora de estocar energia.

De acordo com Paola Machado, profissional de educação física e colunista de VivaBem, o "tipo físico" de cada um é chamado de somatotipo, que é determinado pela genética e identifica alguns padrões na estrutura corporal. Existem três somatotipos:

Ectomorfos: Pessoas que têm dificuldade de ganhar qualquer tipo de peso, tanto massa muscular quanto gordura. Costumam ser magros e longilíneos.

Endomorfos: Indivíduos que costumam acumular gordura subcutânea facilmente e ter dificuldade de controlar o peso.

Mesomorfos: Possuem estrutura óssea grande e aparência naturalmente atlética. Têm facilidade tanto para ganhar massa muscular como para queimar gordura.

"Isso é importante porque, dessa forma, aprendemos onde focar nossos esforços e também quais os resultados possíveis para o nosso corpo alcançar", avalia a especialista.

Evolução leva tempo

Alcançar um corpo todo definido requer não apenas trabalho como paciência também, já que os resultados podem levar algum tempo para aparecer. "Pelo que conheço do Cauã, ele sempre teve um corpo definido, sempre praticou exercícios e esporte", avalia Paola Machado. "Essa barriga é resultado de anos de treinamento e para algumas pessoas isso pode ser difícil de alcançar em poucos meses", afirma.

Ela reforça que é preciso dar atenção também à alimentação, fundamental para os resultados aparecerem também. "Deixar de comer ou comer demais são extremos que prejudicam", afirma. "O ideal é consumir todos os alimentos, incluindo proteínas, gorduras boas e carboidratos, mas de forma equilibrada", diz.

Exercício abdominal faz perder barriga?

Engana-se quem pensa que Cauã alcançou uma barriga definida apenas fazendo exercícios abdominais. Embora ainda seja comum, a ideia de que esse exercício faça perder gordura localizada ou reduzir barriga não passa de mito.

"Ele é um dos exercícios dentro de uma estratégia maior para definir a região", afirma Paola. "Se contrair a musculatura do CORE, em qualquer exercício (flexão, agachamento, elevação pélvica), você recrutará a musculatura do abdome. Mas é claro que a definição dependerá de diversos fatores individuais", diz.