Topo

Você sabe qual cebola está comprando? Conheça cinco tipos e seus benefícios

iStock
Imagem: iStock

Simone Cunha

Colaboração para o VivaBem

25/08/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Todos os tipos de cebola cumprem papel de importância na qualidade nutricional
  • A cebola branca apresenta maiores teores de cálcio e vitaminas do complexo B
  • A chalota é rica em potássio e pode desmanchar com facilidade se for aquecida
  • A roxa tem quantidades maiores de antocianinas, duplicando a ajuda na prevenção de doenças

A cebola é um ingrediente curinga na culinária, usada para temperar desde os pratos triviais até preparações mais elaboradas. Por isso, vale conhecer a variedade que existe para enriquecer ainda mais as receitas com este tradicional vegetal.

Uma cebola média contém aproximadamente 30 calorias. Em sua maioria, todos os tipos de cebola cumprem papel de importância na qualidade nutricional, fornecendo vitaminas importantes como a B1, B2 e C, colaborando com a melhora do sistema imunológico; minerais como selênio, magnésio, cálcio e ferro que reforçam a ação anti-inflamatória; flavonoides e cisteína, que tem ação antioxidante e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares; além de fibras e compostos probióticos, ajudando no funcionamento intestinal.

No entanto, tais benefícios nutricionais só podem ser obtidos por meio do consumo frequente. Ao ser usada apenas como tempero, o que equivale a uma colher de (sopa) por dia, fica mais difícil conseguir o efeito nutricional desejado. Alguns estudos apontam que o ideal é um consumo diário de, pelo menos, 100 g para obter seus benefícios.

Mas não pense que só existem dois tipos, como a tradicional amarela e a roxa. Você pode variar o cardápio experimentando outras versões e garantindo os diversos benefícios delas. Veja quais são a seguir:

Cebola roxa - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cebola roxa

Tem um sabor suave e marcante e é perfeita para ser consumida em saladas ou receitas em que se apresente crua, o que é muito benéfico para preservar mais a composição de nutrientes. Possui quantidades maiores de antocianinas na sua composição, duplicando a ajuda na prevenção de doenças e melhorando a funcionalidade das células do corpo. Também é uma boa opção para ser caramelizada, sendo que sua cor e sabor enriquecem saladas e sanduíches. Tem 45 calorias em 100 gramas.

cebola branca - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cebola branca

É mais crocante, com sabor suave e cheiro forte, sendo muito utilizada para refogar alimentos ou molhos que pedem um tempero marcante e aromatizante. Apresenta teores um pouco superiores de cálcio e vitaminas do complexo B. Tem 35 calorias em 100 gramas.

Cebola - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cebola amarela

Semelhante à branca, com sabor diferenciado e mais ácido. Ela tem característica forte e marcante, é mais indicada para pratos cozidos e em pequenas quantidades, como refogados ou no preparo de alimentos com caldo, como as sopas. Tem 35 calorias em 100 gramas.

Cebola chalota - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cebola chalota

Possui uma composição muito frágil, quase sem acidez. Por isso seu uso é mais indicado para vinagretes, compotas, saladas, conservas ou para ser adicionada aos pratos já preparados, pois aquecida costuma se desmanchar com facilidade. É bastante rica em potássio: 332 mg em 100 gramas. Ela tem 72 calorias em 100 gramas.

cebola doce; vidalia - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cebola doce ou Vidalia

Apresenta em sua composição mais água, além de um sabor adocicado, sendo uma boa opção no preparo de frituras, mix de vegetais assados ou as famosas cebolas empanadas. Sua aparência é similar à amarela, porém mais achatada. Tem 32 calorias em 100 gramas.

Por que investir nesse alimento?

A cebola tem propriedades funcionais e, apesar da variedade, todas contêm características muito semelhantes em prol da saúde. Confira os principais benefícios desse poderoso alimento:

1. É um ótimo antisséptico porque possui ação antibacteriana, antimicróbica e anti-inflamatória;
2. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares;
3. Rica em antioxidantes, ajuda a prevenir os radicais livre, oferecendo benefícios anti-idade;
4. Apresenta bons resultados na redução dos níveis de açúcar no sangue;
5. Também contribui para diminuir a pressão arterial;
6. Ajuda a evitar o risco de trombose;
7. Possui ação antialérgica e anti-inflamatória, sendo indicada para minimizar sintomas de gripe, resfriado e infecções virais;
8. É rica em fibras, auxiliando o funcionamento intestinal;
9. Contém quercetina, um antioxidante que fortalece o sistema imune e ajuda na prevenção de cânceres.

Fontes: Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição e pós-graduada em nutrição clínica esportiva e em vigilância sanitária pela UnG (Universidade de Guarulhos); Roseli Ueno Ninomiya, nutricionista pela USP (Universidade de São Paulo); Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta e fundadora da APFIT (Associação Paulista de Fitoterapia).