Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo de caso relata excesso de apetite em paciente que teve covid-19

rez-art/iStock
Imagem: rez-art/iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/08/2021 12h41

Embora várias sequelas da covid-19 já sejam conhecidas, um novo estudo de caso chamou atenção para uma condição rara e ainda não relatada: a polifagia.

O quadro é caracterizado pelo consumo de alimentos em excesso e foi apresentado por uma mulher de 41 anos em Uganda.

Após se recuperar da covid-19, a paciente, que não tinha histórico de transtornos alimentares, relatou ter um apetite insaciável. A alimentação incontrolável fez com que ela ganhasse 16 quilos e desenvolvesse níveis elevados de açúcar no sangue — acima da faixa normal.

Os autores do artigo sobre o quadro afirmam que, embora seja um caso raro, pode valer a pena investigar para saber ajudar se mais pessoas forem acometidas pelos mesmos sintomas.

Mesmo após quase dois anos de pandemia, a ciência ainda é surpreendida com novos efeitos causados pela doença, e é provável que outros sejam descobertos.

Como exatamente a covid-19 poderia resultar em uma mudança duradoura no apetite como essa ainda não se sabe ao certo, mas os autores do estudo de caso suspeitam que pode ter algo a ver com o sistema nervoso central.

Sintomas já conhecidos da covid-19, como dor de cabeça, tontura, névoa cerebral e confusão, também estão relacionados ao sistema nervoso central.

Os autores do estudo também sugerem outras vias pelas quais o dano vascular e a isquemia podem causar polifagia pós-covid-19, ou a possibilidade de que ela possa não estar relacionada à infecção.

"Para os indivíduos que apresentam apetite elevado após a recuperação do covid-19, a polifagia deve ser um possível diferencial", concluíram. "No entanto, mais estudos são necessários para compreender a etiologia, o diagnóstico e o manejo da polifagia relacionada às síndromes covid-19 pós-agudas."