PUBLICIDADE

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Tive inflamação no ouvido há anos e até hoje ele entope e dói. O que fazer?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

24/08/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Primeiro é preciso se consultar com um otorrinolaringologista para o melhor diagnóstico
  • Em paralelo, é possível tomar um analgésico para diminuir a dor e fazer compressas mornas no ouvido
  • As inflamações de ouvido na juventude podem estar relacionadas ao entupimento e dor na fase adulta
  • São vários os motivos para a sensação de ouvido tampado e dor, entre eles excesso de cera, otite e doenças da ATM

O primeiro passo, claro, é procurar a ajuda de um médico otorrinolaringologista. O profissional da saúde fará a chamada anamnese, que é uma espécie de entrevista a fim de saber o histórico de saúde do paciente. Mas, no paralelo, é possível tomar algum analgésico para diminuir a dor e fazer compressas mornas no ouvido com uma bolsa térmica, ou até mesmo uma fralda aquecida com ferro de passar roupas.

É importante saber que as inflamações de ouvido na juventude realmente podem estar relacionadas ao entupimento e à dor na fase adulta, por isso, na hora do bate-papo com o médico, não se esqueça de falar sobre isto.

Se passou pela sua cabeça a ideia de usar algum medicamento ou outra técnica caseira para desentupir o ouvido, esqueça! Na grande maioria das vezes, o entupimento ocorre por cera em excesso, porém, tentar retirá-la em casa com hastes flexíveis ou colocar medicações sem orientação médica pode piorar o problema. Em geral, estas drogas são usadas para facilitar o procedimento de retirada da cera, mas elas são produzidas a partir de compostos de óleos, que apenas amolecem o cerume do ouvido, mas muito frequentemente não promovem alívio algum do sintoma. Ao contrário, acabam por provocar um entupimento ainda maior, já que a cera amolecida se molda melhor, e aumenta as chances de tampar a região.

Além da obstrução mecânica, causada pelo excesso de cera, a sensação de ouvido tampado e dor podem ser causados por outros motivos, como as doenças da ATM, perdas parciais da audição ou otites (inflamações nas regiões do ouvido).

O ouvido é dividido em três partes: externo (orelha e conduto auditivo), médio (onde ficam os ossinhos do ouvido) e interno (chamado de labirinto). As infecções em cada uma destas partes podem ocorrer por ações diferentes, e o tratamento será feito de acordo com o diagnóstico. Mas, de modo geral, a prevenção a infecções na parte externa do ouvido começa por não fazer a limpeza com hastes flexíveis, por exemplo. Também é importante manter o local sempre seco, evitando banhos de imersão frequentes e prolongados.

Já as infecções da orelha média são prevenidas tratando bem do nariz, pois, em geral, as otites médias são causadas após congestão nasal de rinite, gripe e sinusite. Além das infecções, no entanto, o ouvido pode doer por outros motivos, como receber muito vento numa praia, entre outros fatores.

Fontes: Cassiano Mangini Dias Malpaga, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin, em São Paulo; Marcio Salmito, otorrinolaringologista da do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Sandro Coelho, otorrinolaringologista do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC (Universidade Federal do Ceará), que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Pergunte ao VivaBem