Topo

EUA dá autorização para uso definitivo da vacina da Pfizer contra covid-19

Vacina da Pfizer tinha apenas autorização para uso emergencial nos EUA - Carlos Osorio/Reuters
Vacina da Pfizer tinha apenas autorização para uso emergencial nos EUA Imagem: Carlos Osorio/Reuters

Do VivaBem, em São Paulo*

23/08/2021 11h44Atualizada em 23/08/2021 11h50

A agência sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) oficializou hoje a autorização para o uso definitivo da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo consórcio Pfizer/BioNTech.

Até então, o imunizante do laboratório alemão e da multinacional americana vinha sendo usado nos EUA com uma permissão emergencial.

A autorização dada pela FDA vale para aplicação da vacina em pessoas com 16 anos ou mais e chega no momento em que a campanha de imunização contra a covid-19 dá sinais de estagnação no país.

A vacina é a primeiro contra a doença com aval completo da agência americana. A decisão reforça o endosso à eficácia e à segurança do imunizante e abre caminho para a comercialização mais ampla da mercadoria. O produto passará a ser vendido sob o nome de Comirnaty.

"A aprovação dessa vacina pela FDA é um marco, enquanto continuamos batalhando contra a pandemia", disse a comissária da agência, Janet Woodcock, em declaração à imprensa.

"Enquanto milhões de pessoas já tomaram vacinas anti-Covid, reconhecemos que, para alguns, a aprovação da FDA pode dar mais confiança para se imunizar", acrescentou.

A FDA reiterou que o imunizante ainda tem autorização emergencial para adolescentes entre 12 e 15 anos, assim como as vacinas da Moderna e da Janssen.

De acordo com o portal Our World in Data, cerca de 60% da população dos Estados Unidos tomou ao menos uma dose de vacinas contra o novo coronavírus, número equivalente ao do Brasil, que começou sua campanha quase dois meses depois.

(*Com informações da Ansa e do Estadão Conteúdo)