Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 1 a cada 4 brasileiros já completou a vacinação

Mais de 53,4 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - Marcelle Cristinne/Prefeitura de Aracaju
Mais de 53,4 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Marcelle Cristinne/Prefeitura de Aracaju

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

19/08/2021 20h02Atualizada em 19/08/2021 20h55

Um a cada quatro brasileiros já completou a vacinação contra a covid-19. Hoje, o país alcançou a marca de 25% de sua população com ciclo vacinal completo contra a doença, de acordo com boletim divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Até o momento, 53.437.018 pessoas completaram a imunização, o equivalente a 25,24% da população nacional. Nas últimas 24 horas, 983.025 brasileiros completaram a vacinação —destes, 975.667 receberam a segunda dose, e outros 7.358, a dose única.

A proporção de brasileiros totalmente vacinados ainda é pequena em comparação a outros países. De acordo com a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade Oxford, o Brasil está bem atrás de nações como Emirados Árabes Unidos (73,4%), Uruguai (69,95%), Chile (68,26%), Israel (62,75%), China (53,99%) e Estados Unidos (50,59%), de acordo com dados levantados ontem.

Entre ontem e hoje, a primeira dose foi aplicada em 1.367.842 pessoas no Brasil. No total, 120.228.060 habitantes foram imunizados parcialmente, o que representa 56,78% da população do país.

O Brasil conta com quatro vacinas à disposição contra a covid-19. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para um combate mais eficiente à doença. No caso da Janssen, sua fabricante indica a necessidade de apenas uma dose de seu imunizante,

O estado de São Paulo está em primeiro lugar em relação à proporção de habitantes parcialmente vacinados: 69,63% da população local

Mato Grosso do Sul continua na liderança entre os estados com a maior parcela de sua população com vacinação completa: 39,55%, seguido por São Paulo (31,24%) e Rio Grande do Sul (31,22%).

Vacinação primeira dose - UOL - UOL
Vacinação primeira dose
Imagem: UOL

Anvisa pede que Pfizer forneça dados sobre reforço

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez uma reunião hoje com a Pfizer para discutir dados sobre um possível reforço da vacina. Esse foi o primeiro encontro para tratar do assunto.

A farmacêutica ainda não encaminhou solicitação formal para inclusão da terceira dose na bula do imunizante. Mas a agência já solicitou ao laboratório informações sobre o desenvolvimento e andamento dos estudos, especialmente nos Estados Unidos.

O objetivo da Anvisa é acompanhar todos os levantamentos, tanto de pesquisas diretamente conduzidas pela Pfizer quanto de outras publicações que possam contribuir para a avaliação sobre necessidade da dose a mais.

Segundo a diretora da Anvisa responsável pela área de medicamentos e vacinas, Meiruze Freitas, a intenção é "antecipar a discussão" sobre o tema.

Vacinação dose completa  - UOL - UOL
Vacinação dose completa
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.