Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Inscrição para 'xepa' da 2ª dose começa hoje em São Paulo; veja como fazer

14.ago.2021 - Jovem é imunizada contra a covid-19 na "Virada da Vacina", em São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
14.ago.2021 - Jovem é imunizada contra a covid-19 na 'Virada da Vacina', em São Paulo Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do VivaBem, em São Paulo

16/08/2021 08h01Atualizada em 16/08/2021 13h02

Com o avanço da cobertura vacinal, a partir de hoje a inscrição na chamada "xepa da vacina" da cidade de São Paulo, que possibilita à população receber doses remanescentes de imunizantes contra a covid-19, poderá ser feita por pessoas que desejam antecipar a segunda dose.

Para se beneficiar da "xepa", pessoas que moram, estudam ou trabalham na capital poderão se inscrever em uma das 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo a partir de hoje. É necessário apresentar comprovante de residência. Veja aqui a lista com os endereços das UBSs.

Como requisito, além disso, é preciso ter tomado a primeira dose dos imunizantes da Pfizer ou AstraZeneca há mais de 60 dias. No Brasil, elas costumam ser aplicadas com um intervalo de 90 dias entre as doses. No caso da CoronaVac, cujo espaço entre doses normalmente é de 28 dias, o intervalo mínimo é de 15 dias. A convocação é realizada por ordem de inscrição.

A aplicação de vacinas remanescentes, como também ocorreu no caso das primeiras doses, está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. Cada unidade de saúde contará, a partir de hoje, com uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação.

As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

A orientação da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) é que nenhuma dose viável de vacina seja desperdiçada. Em entrevista à TV Globo, o secretário municipal de Saúde da capital, Edson Aparecido, disse que cerca de 2 mil pessoas estão sendo vacinadas por dia com a 'xepa'.

"A xepa foi fundamental para primeira dose. Como ainda estamos aplicando a D1 (primeira dose) para jovens? O que acontece é que no final do dia sempre temos doses remanescentes nos frascos e precisam ser usadas. Estamos por dia vacinando 2 mil só com a xepa. Os que já tomaram AstraZeneca e Pfizer há 60 dias já podem se inscrever, e CoronaVac há 15 dias. Nós cumprimos rigorosamente o que está na bula das vacinas e com isso esperamos não desperdiçar vacinas", detalhou.

A cidade de São Paulo atingiu ontem a marca de 97,7% da população adulta vacinada com a primeira dose do imunizante contra covid-19, segundo dados da prefeitura. O público que já tomou as duas doses soma 40,6%.

Os índices foram alcançados em meio a 'Virada da Vacina', iniciativa municipal para vacinar todos os maiores de 18 anos, com postos funcionando por 34 horas ininterruptas.

* Com Estadão Conteúdo