Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 49,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 23,39% da população

Brasil superou a marca de 49,5 milhões de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil superou a marca de 49,5 milhões de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

14/08/2021 20h03

O Brasil chegou hoje à marca de 49,5 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 49.523.874 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única do imunizante contra a doença - o equivalente a 23,39% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 504.713 pessoas completaram o ciclo vacinal no país. Destas, 489.050 receberam a segunda dose e outras 15.663, a dose única.

Até o momento, o Brasil conta com 114.484.240 imunizados parcialmente contra a covid-19, o que representa 54,06% da população brasileira. Entre ontem e hoje, a primeira dose foi aplicada em 980.613 pessoas.

Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina não enviaram dados atualizados sobre a vacinação até o horário de fechamento do boletim do consórcio, às 20h.

Das quatro vacinas em uso no momento, três delas necessitam de duas doses, conforme recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. No caso da Janssen, sua fabricante indica a aplicação de apenas uma dose.

O estado de São Paulo permanece na liderança entre aqueles com a maior proporção de pessoas parcialmente vacinadas: 66,66% do total de habitantes - ou seja, dois em cada três moradores paulistas.

O Mato Grosso do Sul continua em primeiro lugar entre os estados que, em termos percentuais, contam com a maior parcela de habitantes com vacinação completa - 37,48% de sua população.

Vacinação primeira dose 14/8 - UOL - UOL
Vacinação primeira dose 14/8
Imagem: UOL

Em meio a mutirão, SP divulga que 90% dos adultos receberam 1ª dose

O governo de São Paulo anunciou hoje (14) que atingiu 31,8 milhões de imunizados com a primeira dose ou com vacina de dose única contra a covid-19. O valor corresponde a cerca de 90% da população adulta do estado. Durante este fim de semana, a capital realiza um mutirão para imunizar quem tem entre 21 e 18 anos.

A meta estadual é de vacinar todos os adultos até o dia 16 de agosto. O cronograma também prevê iniciar a imunização de adolescentes entre os 12 e os 17 anos a partir do dia 18 deste mês.

Para acelerar o processo, a capital paulista realiza a "virada da vacina" entre hoje e amanhã, com postos funcionando de madrugada e shows para estimular a população. Das 7h às 19h a vacinação é aberta à faixa etária entre 20 e 21 anos; a partir das 19h, quem tem 18 e 19 também já pode buscar a imunização.

Vacinação primeira dose 14/8 - UOL - UOL
Vacinação dose completa 14/8
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!