Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OMS divulga kit de inclusão para pessoas com demência

iStock
Imagem: iStock

Da ONU News

14/08/2021 09h23

A Organização Mundial da Saúde, OMS, criou um guia sobre sociedades inclusivas para pessoas que vivem com demência.

A iniciativa, divulgada em 6 de agosto, ajuda a preparar profissionais da área, promover ambientes apropriados para quem vive nessa situação e a aumentar a conscientização e compreensão.

Plano Global

Este ano, a ONU iniciou a Década do Envelhecimento Saudável, que vai até 2030. Com o kit, a OMS apresenta módulos que podem ser usados separadamente e adaptados de acordo com as necessidades dos usuários.

A compreensão da demência e ambientes favoráveis a quem vive com essa condição são algumas das áreas de ação do Plano Global sobre a Resposta Pública à Demência 2017-2025.

A ONU acredita que com um melhor entendimento, as comunidades que abrigam essas pessoas podem ajudá-las a viver de forma segura, digna e com razão de ser.

Tarefas cotidianas

A OMS afirma que mais de 50 milhões de pessoas em todo globo sofrem de demência. E a cada ano, surgem 10 milhões de novos casos. Os sinais da síndrome são: perda de memória, dificuldade de pensamento e comportamento e para efetuar tarefas cotidianas.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum da demência e contribui de 60% a 70% dos casos. Dados da OMS indicam que em todo o mundo, a população está envelhecendo mais rapidamente.

Existem mais de 1 bilhão de pessoas acima de 60 anos. A maioria vive em países de rendas baixa e média. Muitos não têm acesso a serviços básicos e enfrentam várias barreiras para a participação plena na sociedade.