Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saiba por que intoxicação por gás é tão silenciosa e como evitá-la em casa

Aquecedores a gás devem passar por manutenção preventiva a cada dois anos - iStock
Aquecedores a gás devem passar por manutenção preventiva a cada dois anos Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

12/08/2021 04h00

No final de junho deste ano, um casal do Rio de Janeiro foi encontrado morto dentro do box de um banheiro cujo chuveiro estava ligado e era aquecido por gás encanado. Segundo o laudo da necropsia, Matheus Correia Viana e Nathalia Guzzardi Marques, ambos com 30 anos, morreram por asfixia causada por monóxido de carbono (CO), um gás produzido pela queima incompleta de combustíveis e perigoso por ser altamente tóxico e não ter cheiro.

Na semana passada, Sônia Oliveira, 61, e Ricardo Abreu, 63, foram encontrados mortos em um motorhome estacionado em Gramado (RS). Segundo a polícia, a investigação indica que ambos também morreram asfixiados por intoxicação de monóxido de carbono vazado para dentro do veículo.

Acidentes desse tipo costumam ser imperceptíveis pelas vítimas, que morrem por exposição prolongada ou grandes e abruptas concentrações de gás. No caso dos jovens, foi apontada uma presença de CO em seus corpos 50 vezes acima do valor máximo esperado.

Casal foi encontrado morto em motorhome em Gramado RS - Reprodução/Facebook  - Reprodução/Facebook
Casal foi encontrado morto em motorhome em Gramado (RS)
Imagem: Reprodução/Facebook

"Também conhecido como 'assassino silencioso', é um gás altamente tóxico para os seres humanos por ligar-se fortemente às moléculas de hemoglobina (componente dos glóbulos vermelhos do sangue), reduzindo assim a disponibilidade dessas moléculas para fazerem o transporte do oxigênio até os tecidos", alerta Juliano Couto Salles, médico pela Fameb-UFBA (Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia) e autor do estudo "Exposição ao monóxido de carbono: as alterações cardiovasculares no organismo humano".

A intoxicação por CO, quando leve, provoca sintomas agudos e rapidamente progressivos, como fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, confusão mental, falta de ar e, em casos graves, hipotensão, arritmias, convulsões e perda de consciência sem sinais prévios evidentes.

Perigo que ronda os lares

GLP; botijão de gás; gás de cozinha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Embora não seja difícil de se encontrar em casas e apartamentos mais antigos aquecedores a gás comuns instalados dentro do banheiro, o risco de sofrer uma intoxicação por monóxido de carbono não se limita apenas a esse ambiente.

Em cozinhas, a queima incompleta do gás por fornos e fogões mal instalados, com defeitos e dutos sujos, também pode, aos poucos, elevar a concentração de monóxido de carbono, ainda mais com as janelas fechadas, sem ventilação.

Agora, havendo "cheiro de gás", aquele típico de quando se tenta acender a chama na boca do fogão e ela falha, se for contínuo tem a ver com vazamento de gás natural (GN), encanado, ou de gás liquefeito de petróleo (GLP), de botijão, ricos respectivamente em metano e butano/propano e que, embora no estado natural sejam inodoros, recebem a adição de mercaptano, um composto de enxofre de odor intenso e desagradável que serve de alerta.

Mas a presença de cheiro não é o bastante para se evitar asfixias ou incêndios e explosões. "Cuidados preventivos são de especial importância, ainda mais para indivíduos com alterações de olfato, como os que apresentaram infecção por covid-19, vulneráveis à não detecção de vazamento de gás. E diante da suspeita, manter uma pequena fresta na janela também não é o suficiente", afirma Andy Vicente, otorrinolaringologista do Hospital Cema, em São Paulo.

Como evitar acidentes com gás

Mesmo que não haja vazamento de gás, aquecedores liberam resíduos, exigindo a necessidade de ventilação ou exaustores para sua dissipação. Em apartamentos novos, geralmente são instalados nas áreas de serviço.

Já quem tem esses equipamentos no banheiro deve tomar precauções, como manter vitrôs sempre abertos, preferir portas veneziana ou com algum tipo de abertura de ar nas partes superior ou inferior e fazer vistoria técnica a cada 2 anos.

Land Rover Defender soltando fumaça pelo escapamento - Renato Stockler/Folhapress - Renato Stockler/Folhapress
Monóxido de carbono é o mesmo gás tóxico expelido por escapamentos de carros mais antigos
Imagem: Renato Stockler/Folhapress

"Quando a coloração da chama do queimador não apresentar o aspecto azulado (indicando combustão completa do gás em proporção correta ao oxigênio), há indício da emissão de CO, cuja única forma de identificá-lo é durante o momento de sua geração", adverte Gabriel Thomaz da Silva, engenheiro eletricista pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), sugerindo ainda a instalação de sensores eletrônicos para sua detecção em domicílio.

Em relação a vazamentos com cheiro, se tiver botijão, passe uma esponja com água e sabão sobre o ponto de suspeita, a confirmação é o aparecimento de bolhas. Já em sistemas de gás encanado é necessária a realização de teste de estanqueidade por profissionais habilitados.

Se o odor for muito forte, fora do controle, feche as válvulas de gás imediatamente, abra portas e janelas, não fume, nem acenda isqueiros, velas ou acione interruptores de luz (para não produzir faíscas), mantenha eletrônicos, bem como chave geral de eletricidade desligados, e do lado externo da casa ligue para a concessionária de gás e o Corpo de Bombeiros (193).