Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Secretário do Rio cobra Queiroga sobre vacinas e cita demora de 5 a 6 dias

Colaboração para o UOL

11/08/2021 19h12

Em entrevista ao UOL News, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, cobrou do Ministério da Saúde a entrega de vacinas contra a covid-19. O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), informou hoje que a imunização para a primeira dose continuará suspensa amanhã. A aplicação da primeira dose esteve suspensa hoje, também por falta de vacinas.

"Nosso calendário [de vacinação] no município do Rio é formulado baseado na entrega das vacinas da Pfizer, do Instituto Butantan e da Fiocruz. Esses três são os principais produtores que entregam para o Ministério da Saúde. Até o momento, os três estão entregando as doses definidas em contrato dentro do previsto, mas há um espaço entre o recebimento dessas doses e a distribuição para os estados que está sendo muito longo", disse Soranz.

E acrescentou: "Nossa expectativa é que essa distribuição acontecesse no máximo em 24 horas, 48 horas, e isso tem levado em torno de cinco a seis dias, o que provoca um atraso nos calendários dos municípios."

De acordo com Soranz, o município do Rio acelerou muito o calendário de vacinação, para que, sempre que as vacinas cheguem, sejam aplicadas em no máximo 24 ou 48 horas, pois a cidade vive meses "muito preocupantes", em pleno inverno, com a variante delta e o número de casos de covid-19 aumentando. "Então a gente tem cobrado insistentemente o Ministério da Saúde para que realize essa liberação", falou o secretário.

Ao UOL News, Soranz disse ainda que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assumiu a pasta com "diversos problemas", mas que acredita que ele vai corrigir essas questões. "A gente espera que, de fato, ele consiga avançar na logística do ministério e distribuir as doses o mais rápido possível."

Portanto, quem poderá receber amanhã a primeira dose de vacina contra a covid-19 na cidade do Rio são as pessoas acima de 45 anos, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência.

Os indivíduos que têm a segunda dose marcada no cartão de vacinação também podem ir aos postos de vacinação para receber o imunizante.