Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


CE confirma circulação da variante delta no estado e sugere evitar viagens

Em nota, a Secretaria de Saúde do Ceará ainda reforça a importância do uso de máscara para conter a variante delta Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do VivaBem, em São Paulo

11/08/2021 21h47Atualizada em 11/08/2021 21h53

Um profissional de saúde morador do município de Icó, a cerca de 360 quilômetros de Fortaleza, é o primeiro caso de transmissão comunitária da variante delta do coronavírus no Ceará, segundo informou hoje a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). O paciente disse não ter viajado recentemente para fora do estado, nem tido contato com viajantes, e já está sendo monitorado.

A transmissão comunitária acontece quando não é mais possível identificar a fonte de contágio de pacientes que contraem a doença, mesmo após a realização do chamado sequenciamento genômico do vírus. Na prática, dizer que há transmissão comunitária da variante delta é o mesmo que dizer que a cepa já circula entre a população.

Após a confirmação do caso do morador de Icó, a Sesa recomendou que a população evite deslocar-se entre as cidades cearenses, a não ser quando "estritamente" necessário.

O caso serve de alerta para a população para retomar ou reforçar os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão viral de covid-19, como uso de máscara, álcool 70%, higiene constante das mãos, evitar aglomerações e viagens.
Sesa, em nota

Até o momento, a Rede Genômica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Ceará, em cooperação com o Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) e o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), identificou 16 casos da variante delta no estado, sendo 15 de transmissão importada (por viajantes) e um de transmissão comunitária.

Medidas de contenção

Como forma de identificar e conter a transmissão da variante delta, identificada pela primeira vez na Índia, a Sesa também afirmou incentivar os municípios a intensificar as barreiras sanitárias . Atualmente, o Centro de Testagem de Viajantes, instalado no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, testa 20% dos passageiros que desembarcam por ali.

Também estão funcionando centros de testagem no Aeroporto de Aracati e na rodoviária de Barbalha, a cerca de 150 e 510 quilômetros de Fortaleza, respectivamente.

De acordo com a pasta, os pacientes com resultado positivo para coronavírus no teste rápido são imediatamente orientados a cumprir isolamento de 14 dias, enquanto as amostras positivas no antígeno e no RT-PCR são encaminhadas para sequenciamento genômico.

Também é recomendada a quarentena de duas semanas para passageiros e tripulantes dos voos com pessoas que tenham sido diagnosticadas com covid-19 no desembarque, mesmo que estejam assintomáticas ou apresentem testes negativos.

Vacinação em massa

Imagem: iStock

Outra medida apontada como eficaz para conter o surgimento e o avanço de novas variantes do coronavírus é a vacinação em massa. Hoje, o Ceará atingiu a marca de 6 milhões de doses aplicadas, sendo 4,15 milhões relativas à primeira; 1,72 milhão, à segunda; e 152 mil, à dose única da Janssen.

Ao todo, o estado aplicou a primeira dose em 45,15% da população. Outros 20,40% receberam as duas doses ou a dose única, completando o esquema vacinal. Os números são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, e foram obtidos junto à Sesa.

Em 25 de agosto, ainda segundo a pasta, o Instituto Butantan deve entregar três milhões de doses extras da CoronaVac, compradas pelo governo do Ceará para garantir a meta de aplicar ao menos uma dose de vacina em toda a população adulta até o fim deste mês.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

CE confirma circulação da variante delta no estado e sugere evitar viagens - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde