Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pelo menos 6 capitais já vacinam adultos a partir dos 18 anos

10.ago.21 - Vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos, realizado no Centro de Convenções em Santos, litoral sul de São Paulo - GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO
10.ago.21 - Vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos, realizado no Centro de Convenções em Santos, litoral sul de São Paulo Imagem: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 18h52Atualizada em 10/08/2021 19h02

Pelo menos 6 capitais já começaram a vacinar adultos com 18 anos ou mais. A cidade de São Luís (MA) foi a primeira a avançar na imunização dos jovens, ainda em junho. Entre julho e agosto, outras 5 capitais expandiram suas campanhas de vacinação.

Manaus foi a segunda capital a vacinar os jovens adultos, num mutirão que aconteceu no dia 21 de julho. Em agosto, as cidades de Rio Branco (AC), Macapá (AM), Belém (PA) e Campo Grande (MS) também passaram a imunizar quem tem a partir de 18 anos.

Para o presidente do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, o avanço desigual nas campanhas de vacinação pode não ser um bom sinal. "Municípios que avançam nas idades mais jovens podem não estar vacinando bem a população mais idosa e sobram doses", afirmou em entrevista ao Jornal Hoje.

Kfouri ressalta que apenas com o esquema completo de imunização, com duas doses, será possível controlar a pandemia.

Em Campo Grande e Rio Branco, adolescentes já podem ser vacinados com o imunizante da Pfizer, o único que tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicado em menores de idade.

Em outros estados, a capital não avançou na vacinação dos jovens adultos, mas cidades vizinhas sim. É o caso de São Paulo. Na capital, ainda estão sendo vacinados adultos com 24 anos, mas municípios como Santos e São Bernardo já aplicam o imunizante em pessoas que têm a partir de 18 anos.

Mas há gargalos na campanha de vacinação de algumas cidades: no Rio de Janeiro, a prefeitura suspendeu a aplicação da 1ª dose por falta de doses. É a segunda interrupção em duas semanas.