Topo

Guiné tem 1ª morte por vírus da família do ebola e transmitido por morcegos

Vírus de Marburg provoca dores de cabeça, febre hemorrágica e tem grau elevado de mortalidade - B/W
Vírus de Marburg provoca dores de cabeça, febre hemorrágica e tem grau elevado de mortalidade Imagem: B/W

Do VivaBem, em São Paulo

10/08/2021 09h10Atualizada em 10/08/2021 13h34

Autoridades de saúde da República da Guiné confirmaram a primeira morte ligada ao vírus de Marburg. Trata-se do primeiro óbito causado pelo vírus na África Ocidental.

O caso na Guiné foi identificado na semana passada. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o paciente infectado vivia na mesma região onde houve um surto de ebola no começo deste ano, já controlado, e que resultou em 12 mortes.

A doença, altamente contagiosa e com elevada taxa de mortalidade, é provocada pelo vírus da mesma família do vírus que causa o ebola. Ela é transmitida às pessoas por morcegos frugívoros e se espalha entre humanos por meio da transmissão de fluidos corporais e superfícies.

Autoridades de saúde tentam agora encontrar pessoas que possam ter estado em contato com o homem que morreu.

Quatro contatos de alto risco, incluindo um profissional de saúde, já foram identificados, além de 146 outros que poderiam estar em risco, disse a especialista Dra. Krutika Kuppalli, que tem acompanhado o caso, à BBC.

Surtos da doença já foram registrados em países como República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda. O último grande surto ocorreu em Angola em 2005, quando o vírus matou mais de 200 pessoas.