Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Botucatu (SP): 92% dos que deveriam tomar a 2ª dose já completaram esquema

No próximo sábado, mais pessoas que participam do estudo em Botucatu receberão a segunda dose da AstraZeneca - Vitor Orsola/Estadão Conteúdo
No próximo sábado, mais pessoas que participam do estudo em Botucatu receberão a segunda dose da AstraZeneca Imagem: Vitor Orsola/Estadão Conteúdo

Da Agência Brasil *

09/08/2021 15h35Atualizada em 09/08/2021 15h45

Ontem, em mais um dia de vacinação em massa, 61.741 moradores de Botucatu, no interior de São Paulo, foram imunizados com a segunda dose da vacina da AstraZeneca.

A imunização em massa no município é parte de um estudo de efetividade vacinal que está sendo conduzido pelo Ministério da Saúde e a Prefeitura de Botucatu. A aplicação da primeira dose teve início em 16 de maio.

Segundo a administração municipal, apenas 4.989 pessoas previstas não compareceram aos postos para tomar a segunda dose do imunizante — ou seja: 92,5% dos 66.730 moradores que estavam com previsão de completar a imunização ontem assim o fizeram.

A partir de manhã, o 7,5% restante deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para completar o esquema vacinal com a segunda dose da AstraZeneca.

Outra opção é se dirigir aos ginásios Paralímpico e Complexo Esportivo Heróis do Araguaia no próximo sábado (14). Neste dia, serão imunizadas as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina no dia 22 de maio, também no âmbito do estudo.

Conclusões

A imunização em massa da população tem apresentado efeitos positivos em Botucatu.

Segundo o Ministério da Saúde, quase três meses após o início da aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca no âmbito do estudo, em 16 de maio, o número de casos de covid-19 no município caiu 80%, enquanto o número de internações pela doença teve queda de 86,7%.

* Com informações do UOL, em São Paulo