Topo

EUA têm metade da população totalmente vacinada

De máscara, homem agita bandeira dos EUA durante homenagem a profissionais de saúde em Nova York - Alexi Rosenfeld/Getty Images
De máscara, homem agita bandeira dos EUA durante homenagem a profissionais de saúde em Nova York Imagem: Alexi Rosenfeld/Getty Images

Da ANSA, em Washington

06/08/2021 17h34Atualizada em 06/08/2021 17h34

Metade da população dos Estados Unidos está totalmente vacinada contra o novo coronavírus Sars-CoV-2, informou hoje um funcionário da Casa Branca, no momento em que as imunizações aumentam no país, em resposta ao surto da variante Delta.

Segundo o responsável pelo monitoramento de dados sobre a Covid-19 da Casa Branca, Cyrus Shahpar, "50% dos americanos [de todas as idades] estão agora totalmente vacinados". "Continuemos assim", escreveu ele no Twitter.

Isso significa que mais de 165 milhões de pessoas receberam as vacinas de duas doses da Moderna ou Pfizer ou a vacina única da Janssen. Desta forma, a meta de imunizar totalmente metade dos adultos americano foi atingida no final de maio.

Shahpar ainda explicou que a média semanal de pessoas recém-vacinadas aumentou 11% em relação à semana passada e 44% nas últimas duas semanas.

Os Estados Unidos lideram o ranking de países mais afetados pela pandemia de Covid-19, com 615 mil mortes. Desde que assumiu o cargo, o presidente Joe Biden tem pressionado fortemente para que os americanos sejam vacinados.

No entanto, depois de atingir o pico em abril, a taxa de vacinação diária caiu consideravelmente. O programa de imunização agressivo acabou gerando esperanças do país retomar a vida cotidiana durante o verão", mas não foi possível principalmente em decorrência do avanço da variante Delta, considerada mais contagiosa.

Nas últimas semanas, os novos casos, mortes e hospitalizações registrados em 24 horas aumentaram drasticamente, o que fez algumas cidades americanas, como Los Angeles e Nova York, a anunciarem novas medidas anti-Covid, incluindo a apresentação obrigatória de um certificado de vacinação para acessar locais fechados.

O coordenador de Covid da Casa Branca, Jeff Zients, revelou ainda que, por quatro semanas consecutivas, o número médio de cidadãos vacinados diariamente subiu.

De acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos acumulam 615.703 óbitos e 35.506.965 contágios de Covid desde o início da emergência sanitária.