Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cidade de São Paulo chega a 50 casos registrados da variante delta

Cidade de São Paulo envia para análise cerca de 600 amostras para sequenciamento genético por semana - iStock
Cidade de São Paulo envia para análise cerca de 600 amostras para sequenciamento genético por semana Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

04/08/2021 08h16

A prefeitura de São Paulo confirmou hoje a identificação de mais 28 casos de infecção por covid-19 causados pela variante delta do novo coronavírus, chegando a um total de 50 diagnósticos na cidade para a nova variante.

Desde julho, a prefeitura já considera que existe transmissão comunitária em São Paulo pela delta, variante de alta transmissibilidade que se tornou predominante em diversos países do mundo e é alvo de preocupação no Brasil.

Vale lembrar que apenas uma parte das amostras com teste positivo para covid-19 são enviadas para o Instituto Butantan e laboratórios que fazem o sequenciamento genético.

Assim, o número de 50 casos da cidade é resultado de apenas parte dos casos positivos da covid-19. Segundo a prefeitura, cerca de 600 amostras são enviadas semanalmente para análise.

Ontem, o Instituto Adolfo Lutz apresentou dados que indicam que 23,3% dos confirmados de covid-19 na região metropolitana de São Paulo são referentes à variante delta.

Segundo o relatório de monitoramento de variantes publicado pelo instituto ligado ao governo paulista, a incidência em todo estado é de 4%. Mas na Grande São Paulo sua ascendência já é mais visível, com a identificação da delta em um a cada quatro casos analisados.

O relatório é baseado no sequenciamento genômico de amostras de testes positivos nas últimas três semanas e ainda mostra a prevalência na região metropolitana da capital da variante gama, com 74,21%.

Em entrevista ontem, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, mostrou preocupação com o crescimento da delta no país e na cidade.

"Podemos ver incidência da variante delta em várias países, a forma como ela se desenvolveu rapidamente, como ela tomou a prevalência. Se formos ver no Reino Unido, a variante [alfa] ocupava 100% dos casos. Em abril, surge a variante delta e em menos de 2 meses ela ocupa todo o cenário de prevalência da pandemia", disse.