Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 20% da população brasileira já completou vacinação

Pouco mais de um quinto da população brasileira já completou a vacinação contra a covid-19 - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Pouco mais de um quinto da população brasileira já completou a vacinação contra a covid-19 Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

03/08/2021 20h04Atualizada em 03/08/2021 20h30

Um a cada cinco brasileiros já completou a vacinação contra a covid-19. Hoje, o Brasil chegou à marca de 20,2% de sua população com o ciclo de imunização completo contra a doença. No total, 42.783.873 pessoas já receberam a segunda dose ou a dose única. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

No total, 661.181 brasileiros completaram a vacinação contra a covid-19 nas últimas 24 horas. Destes, 641.001 receberam a segunda dose, enquanto outros 20.180 tomaram a dose única.

Entre ontem e hoje, a primeira dose foi distribuída para 1.153.963 pessoas. Até aqui, o país conta com 102.705.487 imunizados parcialmente contra a covid-19, o equivalente a 48,5% da população nacional.

Mapa da primeira dose de vacinas contra covid no dia 3/8 - UOL - UOL
Mapa da primeira dose de vacinas contra covid no dia 3/8
Imagem: UOL

O Brasil tem quatro vacinas à disposição no combate à doença. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. A Janssen, de acordo com indicação de seu fabricante, precisa de apenas uma dose.

Entre os estados, São Paulo tem a maior proporção de sua população vacinada com a primeira dose: 58,73% de seus habitantes.

Mato Grosso do Sul está à frente entre aqueles com a maior parcela de habitantes com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 33,72% da população local.

Mapa da vacinação completa contra covid no dia 3/8 - UOL - UOL
Mapa da vacinação completa contra covid no dia 3/8
Imagem: UOL

SP: Na capital, 445 pessoas vão para o fim da fila após recusarem vacina

A Prefeitura de São Paulo registrou 445 recusas da vacina contra o coronavírus até a manhã de hoje. Elas assinaram um termo porque não aceitaram a marca de imunizante disponível no momento e, por isso, passaram para o fim da fila da vacinação.

A medida, adotada para coibir a escolha da marca de vacina, entrou em vigor na terça-feira passada (27), a partir de uma lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB)

Assim, quem recusar a imunização ao ser informado sobre o fabricante da vacina só terá novamente a oportunidade de receber a dose quando todo o cronograma municipal de vacinação for concluído.

São abertas exceções apenas para gestantes e puérperas (que tiveram filhos recentemente) e para aqueles que tiverem comorbidade comprovada por recomendação médica.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!