Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 42,1 milhões completam vacinação no Brasil, 19,89% da população

Brasil já tem mais de 42,1 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 - LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil já tem mais de 42,1 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

02/08/2021 20h04Atualizada em 02/08/2021 20h55

O Brasil já tem mais de 42,1 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até o momento, 42.122.692 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única, o equivalente a 19,89% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, a segunda dose de imunizante foi aplicada em 608.322 brasileiros, enquanto outras 27.872 receberam a dose única da Janssen. No total, 636.194 pessoas completaram a imunização entre ontem e hoje.

No mesmo período, 679.601 habitantes receberam a primeira dose. Até o momento, são 101.551.524 imunizados parcialmente contra a doença, o correspondente a 47,96% da população brasileira.

Três vacinas em uso no Brasil precisam de duas doses para completar o ciclo de imunização contra a covid-19, conforme recomendação dos laboratórios responsáveis: CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. No caso da Janssen, a fabricante indica a necessidade de apenas uma dose.

O estado de São Paulo continua na liderança entre aqueles com a maior parcela de sua população vacinada com uma dose: 57,85% de seus habitantes.

Mato Grosso do Sul se mantém em primeiro entre os estados com a maior proporção de habitantes com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose de reforço: 33,49% da população local.

Vacinação primeira dose 2/8 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Pfizer vai entregar mais 17 milhões de doses até 22 de agosto

A farmacêutica americana Pfizer anunciou hoje a entrega de mais de 17 milhões de doses da vacina contra covid-19 ao Brasil. Para concluir a operação até 22 de agosto, serão 17 voos de Miami, nos EUA, para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), totalizando 17.640.090 vacinas.

A primeira remessa chega amanhã e trará 1.053.000 doses. Esse será o 36º lote enviado para o país desde abril deste ano. Outras entregas acontecem nos dias 4, 5, 6, 8, 10, 11, 12, 15, 17, 18, 19 e 22 de agosto.

"A Pfizer passa de uma média de entrega de 1 milhão de doses por semana, para 1 ou 2 milhões de doses por dia. Todo o processo que foi desenhado para o envio dessas doses, o desembaraço aduaneiro ainda nas nuvens implantado pela Receita Federal do Aeroporto de Viracopos, a entrega e distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma célere, vai ser fundamental a partir de agora", explica, em comunicado, a diretora de vacinas da Pfizer Brasil, Lucila Mouro.

Para que o processo seja possível, além dos aviões cargueiros da empresa UPS, que eram os únicos a transportarem as vacinas até então, as aeronaves da Latam também vão passar a integrar a logística de voos da Pfizer.

Vacinação dose completa 2/8 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!